Saturday, March 29, 2008

mit

cá estou eu no MIT, templo da tecnologia norte-americana, convidado para falar sobre nosso Pritzker II, Paulo Mendes da Rocha, em uma conferência cujo tema principal é o concreto armado, conservação, patologias e usos contemporâneos (mais info aqui)

já no primeiro dia fiquei com inveja dos meus amigos Rahul Mehotra e Nondita Correa que dão aula aqui. O MIT talvez seja a escola norte-americana mais próxima da nossa realidade brasileira, uma escola mais pragmática e menos conceitual, mais pé-no-chão sem deixar de ser visionária.

mas o que deixa a gente de queixo caído é a densidade e a qualidade da arquitetura aqui. Só no campus do MIT temos obras de Sert, Aalto, Saarinen (2), Bunshaft, Correa, Gehry, I.M.Pei (2), Holl. Isso sem falar que a poucos quarteirões de distância Harvard tem Corbusier, Safdie, Gropius.

não é atoa que tanto Harvard com sua ênfase intelectual quanto MIT com seu foco na construção e na materialidade estão sempre entre as melhores escolas de arquitetura por aqui.

Cambridge, Massachussets é deve ser a cidade de maior “densidade” arquitetônica dos EUA, e é também a única cidade onde qualquer pessoa identifica o meu sotaque como sendo brasileiro, são 150 mil patrícios por aqui. Oxalá cada um deles leve um pouco desse valor arquitetônico de volta para Governador Valadares ou Nova Iguaçu.

3 comments:

Mário do Val said...

É sempre bom saber essas diferenças entre escolas estrangeiras. As americanas que eu mais tinha ouvido falar: Harvard e Columbia tão numa onda bem experimental/conceitual à lá AA que geram frutos bastante interessantes e muitas vezes pouquíssimo compreensíveis. Então cria-se a impressão - provavelmente falsa - de que essas escolas são habitadas por seres mais estranhos ao "mundo real" do que os que vivem nas nossas.

Aliás essa é uma pergunta: por aí, qual a distância entre o mundo acadêmico arquitetônico e o seu respectivo mercado de trabalho?

...se é que é possível fazer qualquer medição...

Anonymous said...

Fernando, sou fã destes posts onde vc apresenta alguma coisa relacionada ao ensino e as escolas de arquitetura dos EUA, as diferenças apontadas e dicas dadas por vc, clareia muito as dúvidas que eu tinha qto a isto. E ainda me apresenta a arquitetos que não conhecia. Valeu!! Tenho a mesma pergunta do Mario acima. Até mais, Boa semana a todos. PaulaVieira.

Fernando L Lara said...

Mario e Paula,
ontem mesmo em Boston conversava com um colega sobre isso, as varia enfases das varias escolas. Em relacao ao Brasil, a principal diferenca eh que o diploma nao da atribuicao profissional, entao as escolas sao livres para organizar o curriculo da forma que bem entenderem. Umas puxam para a abstracao conceitual como Columbia, Sci-arc, Rice; outras sao pragmaticas ate demais como a Kent State que visitei em dezembro passado. Desenhos corretos sem nenhuma ideia por tras. O equilibrio ideal talvez nao exista, so uma busca constante.
abracos,
fernando