Monday, March 30, 2009

portland existe de verdade









sempre ouvi falar das maravilhas de Portland, Oregon e sempre achei que seria mais uma daquelas cidades norte-americanas com uma downtown cheia de lojinhas para turistas rodeada de edificios de escritórios e torres de estacionamento.


mas ao chegar lá na semana passada para apresentar na conferência anual da ACSA me surpreendi de verdade com a cidade. Já de cara o transporte do aeroporto para o centro é por trolebus e custa 2,50. Qual outra cidade de médio porte tem um transporte público descente e barato que vai até o aeroporto? No centro muita gente andando tarde da noite, depois fui de manhã correr no parque lienear que margeia o rio Columbia e me deparei com milhares de ciclistas indo pro trabalho. E o centro da cidade é cheio de famílias, crianças, idosos, enfim, gente que realmente mora lá e não só gente que alí trabalha ou turistas como são a grande maioria das cidades norte-americanas.

e não para por ai, o sistema de trolebus é gratuito na área central e por isso quando fui conhecer o Tanner Springs park peguei um vagão lotado de mendigos conversando sobre qual rua em qual horário rende mais esmola.o parque em questão é projeto do Atelier Dreiseitl, escritório especialista em paisagismo "molhado", e é uma beleza de emocionar. A nascente que existe no local foi preservada e a água corre por pequenos canais no meio de uma vegetação de pantano até um pequeno lago artificial na parte mais baixa do terreno. Pelas fotos dá pra perceber que o fato do parque estar mais baixo que a rua cria uma aconchegante sensação de proteção, de imersão na natureza ainda que só em uma quadra. O que as fotos não capturam é o delicioso barulho da água descendo pelas pedras, só indo lá pra sentir.

e pela cidade inteira existem pequenos parquinhos ou mesmo canteiros muito bem desenhados lidando inteligentemente com a água. Aliás, não poderia ser diferente dado que alí chove, não tanto quanto no sudeste brasileiro mas chove significativamente.

em resumo, fiquei encantado com Portland e no momento em que a administração Obama começa a derramar dinheiro em melhorias urbanas (ver Ourosoff no New York Times de ontem) espero que o tom seja dado pela verdade de Portland e não pela fantasia de Vegas Orlando.

2 comments:

Ana Paula said...

Não há nada que se compare a uma cidade de verdade! E é evidente, pelo que você disse, que uma parte considerável disso é dada não só pela arquitetura e pelos serviços oferecidos, mas pela maneira com que isso acolhe as pessoas, permite o acesso dos mais diversos cidadãos e a convivência entre eles de forma rica e variada. Fantástico!

Ana Paula said...

Fernando, gostei tanto do teu post que fiz um comentário a respeito lá no Urbanamente. Estou querendo começar uma conversa sobre o que é cidade para as pessoas, não numa perspectiva acadêmica, mas numa aproximação mais afetiva, da experiência do viver urbano. E a sua descrição de Portland se encaixou bem a propósito.
Abs