Wednesday, March 25, 2009

lina e michelangelo


os dois são italianos e Michelangelo, não Buonarroti mas sim Sabatino acabou de me ensinar muita coisa sobre nossa saudosa Lina Bo Bardi.


antes que vocês pensem que eu fiquei meio maluco explico que acabei de ler dois artigos do colega Michelangelo Sabatino, Space of Criticism: exhibitions and the vernacular in Italian Modernism(Journal of Architectural Education 56:1, 2009) e Ghosts and Barbarians: the vernacular in Italian Modern Architecture and Design (Journal of Design History 21:4, 2008). Neles o autor nos traz um panorama da presença da arquitetura vernacular italiana e sua influencia (enorme) no desenvolvimento do modernismo naquele país, de Arduino Colasanti bem no inicio do séc. 20 a Giancarlo de Carlo nos anos 70, passando por Ignazio Gardella, Marcello Piacentini, Giuseppe Pagano (co-editor de Casabella nos anos 30), Gino Dorfles e, claro, Bruno Zevi.

tudo isso me fez pensar na obra de Lina Bo Bardi, sua fascinação pelo popular e pelo vernacular na arquitetura. Os textos de Sabatino só fazem reforçar a intensa ligação da obra de Lina no Brasil com os desdobramentos teórico-conceituais na Itália. No entanto, a maioria dos textos e monografias brasileiras sobre Lina abordam superficialmente (ou não abordam em absoluto) este constante diálogo da arquiteta com a Itália, como se Lina tivesse nascido de novo em 1947 quando desembarcou em Santos.

e continuando tal elaboração, a influência (e contra-influência) italiana no modernismo brasileiro (Rino Levi, Warchavchick) me parece muito maior do que gostariam de admitir a conexão Corbusiana e o levantamento classico de Yves Bruand.

fica aos colegas a pergunta: existem textos novos sobre esta marcante transculturação (para usar o termo adequado elaborado por Felipe Hernandez) entre os modernismos (no plural) brasileiro e italiano?

7 comments:

Anonymous said...

Uma coisa você tem razão: a mitologia oficial insiste em que a Lina se encantou com a arquitetura vernacular e calorosa do bom selvagem quando chegou por aqui.

Como se a Itália fosse um país escandinavo, digamos.

Agora, minha pergunta: vernacular é uma palavra útil enquanto entidade abstrata pra conversar disso?

Não há um oceano atlântico entre vernacular italiano e o brasileiro?

Essas operações mentais eliminam tanta coisa no processo que me parecem mais se afastar do ral do que se aproximar.

But, well, that´s what science is all about afterall.

Anonymous said...

ral = real

Fernando L Lara said...

eh verdade Alberto, o tradicao construtiva italiana sempre cruzou o atlantico mas em pequenas doses. O vernacular portugues/brasileiro sempre foi mais improvisado. Mas o importante pra mim eh ver que a sensibilidade de Lina para o vernacular veio na mala, nao foi uma coisa "descoberta" no encontro com o "bom selvagem".

Ana Paula said...

Como arquiteta eu sou mais uma admiradora da obra de Lina Bo Bardi do que uma estudiosa sobre sua produção e trajetória. Mas vi muito sentido nisso que você falou.

Um off-topic total que é também um convite: após alguns anos de relutância, eu inaugurei ontem meu blog. Entre outras diversas coisas, pretendo discutir um pouco sobre urbanismo, cidades e suas práticas cotidianas e sociais. Se você e seus leitores quiserem em algum momento fazer uma visita, será uma honra e um prazer.
Abraços,
Ana Paula
www.urbanamente.net

Gabriela said...

Tem um povo que estuda(ou) essa coisa de popular/Italia/Brasil/Lina...O Anelli, Juliano Pereira (acho q acabou de publicar um livro) o Mateus Bertone com cenografia...Não sei se tratam do vernacular especificamente.
ps. Estive em Austin!Até ganhei um autógrafo do Bucci! E o Solano Benitez é awesome!!! Virei fã de carteirinha dele!

Anonymous said...

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Anonymous said...

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