se eu tivesse que implementar uma única iniciativa que fizesse elevar o nível do ensino de arquitetura em qualquer escola seria a seguinte: coloque na parede os trabalhos dos alunos.
é exatamente isso que esta acontecendo aqui em Michigan esta semana, sob o título contemporariamente apropriado de “stimulus package” pois a exposição funciona exataemnte como um estímulo à melhoria da qualidade dos projetos.
funciona mais ou menos assim: cada professor de projeto escolhe os três melhores trabalhos do semestre passado e todos tem mais ou menos 1 metro de parede para expor seus desenhos. Pra arrematar um grupo de ex-alunos vai estar aqui esta semana para escolher os melhores projetos de cada ano. A escola fica inundada de bons trabalhos, a visibilidade faz com que tanto alunos como professores se esforcem mais da próxima vez e todo mundo ganha com isso.
por isso me desculpem o trocadilho com o nome do blog mas para melhorar a qualidade dos projetos da sua escola nada melhor que pendurar na parede.
7 comments:
concordo 100%!
Sempre falei que este tipo de exposição foi uma das coisas mais importantes da minha formação. Quando estava desenvolvendo meu 1º projeto, utilizei as técnicas de desenho e de apresentação (na época tudo a mão), que aprendi com os projetos expostos dos alunos mais velhos.
Para quem, como eu, frequentava as salas de professores era possível ver as discussões para seleção dos melhores projetos, e o embaraço de alguns professores ao constatarem, por comparação, o baixíssimo nível alcançado por seus orientandos.
Apoio muito a idéia e acho que 'somente' os melhores devem aparecer. O conceito pseudo-democratico de dar a chance para todos, que acontece em algumas escolas, acaba nivelando os alunos pela mediocridade...
Também concordo plenamente com a iniciativa.
A faculdade CES onde eu estudo tem um sistema muito semelhante, onde 3 projetos por semestre são selecionados e 3 projetos de toda a faculdade são premiados.
Posso afirmar que se dou meu sangue em cada semestre, vou a fundo em cada tema exposto e me mato para fazer a melhor imagem/maquete/desenho muito eu tenho que agradecer a esse "objetivo final".
Concordo também, pois tem alguns trabalhos que merecem destaque. Esse é uma maneira interessante de expor esses bons trabalhos e deixar que todos reconheçam aqueles que se destacam. Para aqueles que não conseguem, é um incentivo a mais...
Adorei. Vou divulgar a ideia. Nada de pranchas A3 que de tanta informação não dizem nada.
Mas saliento que, como disse na Crise!], o desenho por si só não resolve o projeto.
Abraços,
Marcão.
PS: Fernando, o Arrudas transbordou de novo e na Av. Prudente de Morais carros ficaram totalmente cobertos. Visite a Crise [!] para saber mais.
Também acho muito boa essa iniciativa. No meu tempo de estudante, ver os melhores trabalhos sempre me dava não só vontade de melhorar, mas muitas idéias também. A gente aprende vendo soluções diferentes, expressões gráficas diferentes, e consequentemente, nosso próprio trabalho tende a ficar melhor.
E eu tava pensando: é diferente de você ver, mesmo numa exposição e não só nas revistas e internet, os projetos dos grandes e consagrados arquitetos, porque - claro que a gente aprende com eles, e muito - eles tem uma distância que, para o aluno, pode parecer naquele momento intransponível. Já os trabalhos dos colegas têm uma proximidade estimulante. Você vê um trabalho às vezes melhor que o seu, mas é de um colega, da sua turma, da sua faculdade, dá a sensação de "se eu me esforçar de verdade, eu também posso conseguir". E não se trata de conseguir daqui a 20 anos, mas no semestre seguinte. Isso é muito bom.
Post a Comment