Tuesday, March 17, 2009

student show









se eu tivesse que implementar uma única iniciativa que fizesse elevar o nível do ensino de arquitetura em qualquer escola seria a seguinte: coloque na parede os trabalhos dos alunos.

é exatamente isso que esta acontecendo aqui em Michigan esta semana, sob o título contemporariamente apropriado de “stimulus package” pois a exposição funciona exataemnte como um estímulo à melhoria da qualidade dos projetos.

funciona mais ou menos assim: cada professor de projeto escolhe os três melhores trabalhos do semestre passado e todos tem mais ou menos 1 metro de parede para expor seus desenhos. Pra arrematar um grupo de ex-alunos vai estar aqui esta semana para escolher os melhores projetos de cada ano. A escola fica inundada de bons trabalhos, a visibilidade faz com que tanto alunos como professores se esforcem mais da próxima vez e todo mundo ganha com isso.

por isso me desculpem o trocadilho com o nome do blog mas para melhorar a qualidade dos projetos da sua escola nada melhor que pendurar na parede.









7 comments:

Marcelo Palhares Santiago said...

concordo 100%!
Sempre falei que este tipo de exposição foi uma das coisas mais importantes da minha formação. Quando estava desenvolvendo meu 1º projeto, utilizei as técnicas de desenho e de apresentação (na época tudo a mão), que aprendi com os projetos expostos dos alunos mais velhos.

Para quem, como eu, frequentava as salas de professores era possível ver as discussões para seleção dos melhores projetos, e o embaraço de alguns professores ao constatarem, por comparação, o baixíssimo nível alcançado por seus orientandos.

Apoio muito a idéia e acho que 'somente' os melhores devem aparecer. O conceito pseudo-democratico de dar a chance para todos, que acontece em algumas escolas, acaba nivelando os alunos pela mediocridade...

Henrique Gonçalves said...

Também concordo plenamente com a iniciativa.
A faculdade CES onde eu estudo tem um sistema muito semelhante, onde 3 projetos por semestre são selecionados e 3 projetos de toda a faculdade são premiados.
Posso afirmar que se dou meu sangue em cada semestre, vou a fundo em cada tema exposto e me mato para fazer a melhor imagem/maquete/desenho muito eu tenho que agradecer a esse "objetivo final".

Ricardo Rossin said...

Concordo também, pois tem alguns trabalhos que merecem destaque. Esse é uma maneira interessante de expor esses bons trabalhos e deixar que todos reconheçam aqueles que se destacam. Para aqueles que não conseguem, é um incentivo a mais...

Marco Antonio Borges Netto - Marcão said...
This comment has been removed by the author.
Marco Antonio Borges Netto - Marcão said...
This comment has been removed by the author.
Marco Antonio Borges Netto - Marcão said...

Adorei. Vou divulgar a ideia. Nada de pranchas A3 que de tanta informação não dizem nada.

Mas saliento que, como disse na Crise!], o desenho por si só não resolve o projeto.

Abraços,

Marcão.

PS: Fernando, o Arrudas transbordou de novo e na Av. Prudente de Morais carros ficaram totalmente cobertos. Visite a Crise [!] para saber mais.

Ana Paula said...

Também acho muito boa essa iniciativa. No meu tempo de estudante, ver os melhores trabalhos sempre me dava não só vontade de melhorar, mas muitas idéias também. A gente aprende vendo soluções diferentes, expressões gráficas diferentes, e consequentemente, nosso próprio trabalho tende a ficar melhor.
E eu tava pensando: é diferente de você ver, mesmo numa exposição e não só nas revistas e internet, os projetos dos grandes e consagrados arquitetos, porque - claro que a gente aprende com eles, e muito - eles tem uma distância que, para o aluno, pode parecer naquele momento intransponível. Já os trabalhos dos colegas têm uma proximidade estimulante. Você vê um trabalho às vezes melhor que o seu, mas é de um colega, da sua turma, da sua faculdade, dá a sensação de "se eu me esforçar de verdade, eu também posso conseguir". E não se trata de conseguir daqui a 20 anos, mas no semestre seguinte. Isso é muito bom.