Tuesday, October 14, 2008

it’s the economy again, stupid


o gráfico acima foi publicado hoje pelo New York Times. Paul Krugman, meu colunista preferido e agora prêmio Nobel, já havia escrito várias vezes que questões ideológicas estavam interferindo na capacidade de resposta do governo norte-americano.

o embrólio das últimas semanas trouxe o foco da discussão para a economia e por incrível que pareça o desempenho dos conservadores neste quesito é pífio. Mas não seriam eles os defensores do livre mercado e do capitalismo?

acontece que há muito tempo a direita americana deixou de defender seus valores tradicionais de livre mercado (o governo Bush criou o maior déficit da história) e passou a usar a chamada “guerra cultural” como ferramenta eleitoral.

o voto da direita deixou de ser um voto a favor do mercado e da não intervenção governamental e passou a ser um voto anti-aborto, anti-gay e anti-cultura.


acontece que ser contra o aborto e contra o casamento gay não pôe comida na mesa de ninguém, muito ao contrário, empurra os eleitores para um nível de cegueira ideológica e ignorância jamais vistos. O sucesso desta estratégia desenhada por Karl Rove entre 1996 e 2004 fez os republicanos acreditarem que teriam uma maioria eterna. Basta manter a base com pouca informação (Fox News faz esta parte direitinho) e continuar pondo a culpa na elite educada e cosmopolita das costas Leste e Oeste que na verdade se beneficiou bastante das políticas da era Bush. Os mais ricos nunca concentraram tanta riqueza desde 1929.

só que o endividamento um dia bate `a porta para cobrar. Os trabalhadores que já vinham ganhando pouco vis-a-vis o aumento de produtividade começaram a ver muita gente perdendo suas casas, o valor do bairro inteiro despencando, gasolina custando o dobro e agora os fundos de pensão valendo mais ou menos 60% do que valiam 365 dias atrás.

não há ideologia que resista a perder o emprego, a casa e a aposentadoria privada.

como no Brasil, não há ideologia que resista a crescimento econômico com melhor distribuição de renda e conseqüente indicativo de diminuição da violência.

mas cadê a imprensa brasileira pra mostrar estes gráficos (o americano e o brasileiro) com a veemência do New York Times?

62 comments:

carlos said...

difícil resistir a fazer uma piadinha sobre o desempenho do clinton... mas vou conseguir. Achei mesmo sintomático o Nobel ir pro Krugman. Mas eu vi uma matéria, se não me engano no UOL, e o Greenspan insiste nas mesmas teses que levaram a esse colapso. Pensei em senilidade ou simples teimosia: quem vai querer dar o braço a torcer nessa altura do campeonato? Mas o capitalismo tem esses ciclos, é previsto que ocorram recessões de tempos em tempos. Talvez por isso ele encare tudo com naturalidade. Além disso o governo (ou a sociedade, ou o contribuinte) tá lá pra salvar o sistema - o q também é previsto. E assim caminha a humanidade, uns com tanto, e outro com nada, ou quase nada. Vamos só esperar que os republicanos aprendam a lição e voltem a defender os valores de fato republicanos, em vez de ficar se preocupando com a moral e os bons costumes (de acordo com o código deles, que não cabe na sociedade moderna ocidental).

Alberto said...

Fernando

Sua visão de direita e esquerda no âmbito americano é simplesmente errada. No âmbito da ideologia, é risível.Desculpe, mas não há outra palavra.

Englobar liberais (libertarians) com conservadores em uma idologia só é mais ou menos como englobar stalinistas e liberais (liberals) na mesma ideologia. Não só é uma farsa, como só confunde.

Então, não me alongarei. A direita liberal, desaparecida desde Reagan, não tem do que se defender: não foi ela que gerou a crise.

O banco central americano gerou a crise. Aliás, OS BANCOS CENTRAIS.Isso não é uma crise americana, não sei se perceberam. E se não perceberam,k apenas reparem quem vai sair primeiro dela, se EUA ou europa.

OS Estados, PRESSIONADOS POR DISCURSO DE ESQUERDA COMO O SEU, vem obrigando so bancos a oferecer creditos "às classes mais baixas" , não só com essa escandalosa politca de juros, mas no caso americano, prevendo literalmente sanções aos bancos. E agora posam de salvadores.

O mordomo da esquerda sempre são os capitalistas, não é? não importa quem erra.

A direita libertarian (que inclui, no mundo real, tanto democratas quanto republicanos) ainda se reserva o direito de ser a base intelectual das politicas pro-choice e de casamento gay.

Então, se é a economia, pode até ser, mas issonão tem nada a ver a direita. A crise vem das entranhas do intervencionismo esquerdista - e aí sim, amplamente democrata (pra não dizer, chavista, kirshnerista, evista...) e não vai ser resolvida por ela.

Até porque o Estado não gera renda nenhuma, apenas usa a de quem, na prática, vai resolver essa - como todas - as crises.

Agora a boa notícia: parei.

Fernando L Lara said...

Alberto,

a diferenca entre libertarians e conservadores nos EUA eh uma questao de escala. Nunca falei dos libertarians, cuja visao de mundo eh muito parecida com as dos anarquistas, so que eles chegam ao mesmo ponto por caminhos diametralmente opostos. Escrevi sempre sobre a direita de Regan, Bush, Nixon e Sarah Palin. Uma direita que sem argumentos economicos ou sociais se baseou numa guerra cultural ficticia e, ca entre nos, muito burra.

agora se o Estado nao gera riqueza ele ainda eh fundamental para que esta riqueza seja sustentavel a medio e longo e razoavelmente distribuida. Veja o grafico acima com atencao, os governos republicanos (vermelhos) geram picos de crescimento ou picos de recessao. O capitalismo quando bem controlado e regulado ainda eh a melhor forma de se garantir bem estar como mostra o mesmo grafico na parte azul.

a diferenca aqui entre o veneno e o remedio eh a dose, eh isso que o neo-liberalismo teve a arrogancia de esquecer.

e soh como exercicio intelectual, imagine a semana passada sem Gordon Brown e seu Estado para por sanidade de volta na mesa que por sinal estava rodeada de verdades podres dessa era neo-conservadora cujo ocaso assistimos agora.

se essa crise toda serviu para alguma coisa foi para mostrar que ao contrario do que pregava o chamado "mercado", os estados nacionais ainda sao muito importantes

Alberto said...

Entendi. Os Estados histórica e incorrigivelmente deficitários - como os EUA do gráfico DESSE post -são os mesmos que vão ensinar uma lição de responsabilidade aos mercados. Pfff...

E só pra finalizar de vez:Riqueza é uma coisa que Estado nenhum na história da humanidade distribuiu. Ele só roubou riquezas, pegou sua parte, e distribuiu esmola com o restou.

Se você quer ver riqueza na mão da maior parte da população de um país, procure pelo indice de liberdade econômica. Isso é preto no branco. O resto é chororô de quem quer mamar nas tetas de alguém

Riqueza é uma coisa que se conquista apesar do Estado.

Fui.

Alberto said...

Pra quem não sabe o que é:

http://en.wikipedia.org/wiki/Index_of_Economic_Freedom

Pra quem não entendeu ainda compare o ranking da liberdade:

http://en.wikipedia.org/wiki/Index_of_Economic_Freedom_(Historical_Rankings)


com o ranking dos mais ricos:

http://www.aneki.com/richest.html

Sem bla-bla-blá. Um pouco de mundo real no meio de tanto sofismo.

luciano l. basso said...

Alberto, às vezes tu sabe ser chato, desculpa, mas não há outra palavra.

Annima said...

hahahaha

Luciano, tirou as palavras da minha boca!
Albert é um homem com convicções de aço, e isso não é ruim.

Mas ele tem que aprender a discordar sem agressividade.
Imagine se aqueles, que discordam das opiniões dele, escrevessem no mesmo tom?

Seria uma guerra, não é mesmo?

Alberto said...

Me exalto, é verdade. Tenho aí um conjunto de convicções construída com muita reflexão, estudo e esforço, e que me são caras.

Pra piorar, uma das minhas convicções, derivada principalmente da vida prática e profissional - é a de quem cala consente.

E eu não consinto esse enxovalhamento da direita baseada em preconceitos e leituras ligeiras e cheias de wishfull thinking.

Então, se estou participando de um debate, estou. "Ah mas é só um blog" para mim não é categoria de pensamento.

Vocês sabem que me exponho bastante. Assim como o Fernando, sou blogueiro com o nome exposto, uma raridade. Tenho um escritório e sou (estou) colunista da Folha.

Em todos os casos, respondo pelo que digo, escrevo, projeto.Se me calo em um debate do qual participo, consinto.

O estilo é agressivo? Sou de fato um chato? Não discordo. Mas faço um adendo. Sou quando e como quero. Pessoalmente, dificil que me acusem disso. Mas é o contexto que me dita o tom.

E é isso que estou dizendo quando digo que parei. Me retiro do debate.

Mas não consinto em ser enquadrado como um "fundamentalista" anti-whatever, de compartilhar com a bagunça econômica que foi gestada no Estado e agravada pela própria sociedade - escondida retoricamente sob a palavra "mercado". Mercados somos todos nós.

Esse é minha virtude, acredito. E minha limitação também. Posso ser chato, incômodo. Mas sou aberto ao debate. E gostaria de ser refutado mais vezs com argumentos.

Não sou. Sou tão agredido quanto agrido, só que veladamente.

Fernando L Lara said...

Alberto,

voce sabe que eu prezo muito as nossas divergencias.

entao aqui vao dois argumentos:

1) a Heritage Foundation que publica este indice de liberdade economica (que eu leio como indice de liberdade para o capital fazer o que quiser) esta metida ate os cabelos nesta guerra cultural que mobiliza a base conservadora em nome de teses absurdas como o creacionismo ou homofobia. Sao pensamentos da idade media que ja nao cabem numa sociedade avancada como a nossa pretende ser.

2) nao te incomoda que os dois primeiros lugares na lista de liberdades sao governos de partido unico (o que na minha terra tem o nome de ditadura)?

carlos said...

o argumento do alberto pode ser resumido assim: o governo é culpado pela crise pq concedeu liberdade ao mercado. é isso ou entendi mal? se for assim, ele concorda com o que eu digo: o problema todo foi o liberalismo econômico exacerbado. c'est ça?

ah! e se todos somos mercado, todos somos governo também.

Alberto said...

Estranha forma de prezar uma divergência, Fernando. Ofendendo.

1)Todo conservador é homofóbico? Ou, mais precisamente: O conservadorismo tem como um de seus pilares a homofobia? Não quero palpite, quero resposta.

2)O creacionismo é uma tese absurda de que? Ela não é uma tese científica em primeiro lugar - não como o deseign inteligente, por exemplo. Ela é uma crença religiosa, e como tal é problema de quem acredita nela. Mas voltando ao design inteligente, voc~e conhece suas teses? Sabe refutar a tese da Complexidade irredutível? Aliás, conhece a tese da complexidade irredutível??

3)A sociedade avançada que você pretende é essa que quer permição para exterminar bebês vivos dentro do útero de uma mulher? Isso, você tem razão. na idade média não existia. Até pra eles era um desrepeito grosseiro contra a humanidade.

4)De fato, é um indice para fazer não apenas com o capital, mas com sua própria vida o que quiser. E o que eles fazem? Produzem riqueza. Espantoso, não?

5) E se vai acusar a Heritage Foundation, acuse com argumentos, não com palpites. Ou com dados publicamnte conhecidos, que é como eles elaboram o ranking.

6)Na sua terra sim. na sua ideologia, não; é apenas o estado tentando se aperfeiçoar rumo ao socialismo. Na verdade, poucos são os países que lutam tanto para se livrar de seus opressores - mas ainda pagam o preço alto da vizinhança chinesa e malaia respctivamente.

Ainda assim, avançam, a duras penas. O que me incomoda de verdade, é o quanto o Brasil consegue se medir MENOS livre que esss lugares, e ninguém fala nada.

Acha bonito.

E vota no PT, a mais sistemática máquina de solapamento de democracia brasileira de todos os tempos.

Alberto said...

Carlos, Carlos... como posso debater pela internet com quem não sabe ler? Passo.

Só mais uma coisa: já que você é Estado, o reembolso do meu IR sai quando?Posso passar daí pra pegar? Pfff...

Fernando L Lara said...

Alberto,

nunca escrevi que todo conservador eh homofobico, ate porque opcao sexual nao escolhe ideologia.

mas a campanha conservadora aqui nos EUA nos ultimos 12 anos usou e abusou da homofobia como ferramenta de mobilizacao. E a Heritage Foundation eh um dos pilares desta estrategia. Por isso pra mim citar a Heritage Foundation eh como citar o Gramnma de Cuba. Nao tem nenhuma credibilidade.

agora de novo a questao do aborto. O utero eh das mulheres, elas fazem o que quiserem com eles.

e sobre o Brasil, as poucas restricoes ao capital na forma de impostos ou leis trabalhistas nao sao nem de longe as que mais me incomodam. Me incomoda a filha da faxineira ou do porteiro nao ter nem uma fracao das oportunidades que as minhas filhas tem. E nao porque eu sou melhor pai que ninguem, porque uma nasceu de um lado e outra nasceu do outro. Eh por isso que eu sou de esquerda, porque a desigualdade me incomoda. Nao consigo achar isso normal.

Alberto said...

Quanto à Heritage Foundation,é simples:
http://en.wikipedia.org/wiki/Heritage_Foundation

ou, direto na fonte:
http://www.heritage.org/

e tentem encontrar o que o Fernando enxerga lá.

Entendo que pra quem é de esquerda, é um raciocínio natural imaginar que nenhuma base de informação é confiável, já que uma parte importante da ideologia esquerdista, desde gramsci, é justamente distorcer qualquer informação que possa ser útil à "causa".

Se a causa não bate com os fatos, ora, azar dos fatos. Historicamente é assim, por exemplo que não se discute a fome, a miséria e o autoritarismo sanguinário que a ideologia esquerdista deixou para trás.

ISSO, pelo visto, você acha normal. Certamente, menso grave a que a tal desigualdade, onde certamente, sua faxineira ganha 10 vezes o que um médico ganha em cuba. Graças ao livre mercado.

Liberdade de pensamento é outra coisa.

Quanto à desigualdade social, não preciso escrever. Esse texto resume bem o que eu penso:

http://rodrigoconstantino.blogspot.com/2008/04/desigualdade-social.html

carlos said...

alberto,

- o conservadorismo tem como um de seus pilares a homofobia. Isso é um fato.
- existe aborto desde que existe a humanidade. Não gosto de ser grosseiro, mas procure se informar sobre isso. e ainda é melhor abortar do que abandonar bebês
- fatos são fatos: os bancos quebraram pq foram mal administrados.
- eu não sou do Fazenda nem da Receita Federal. e minha restituição também não saiu. aliás, como eu tenho muito recibo médico (pq não tem saúde pública no Brasil, que bom!), todo ano fico na malha fina.

Anonymous said...

putz, odeio um esquerdinha mas, alberto, such a display of stupudity me faria votar na Marta, se paulista fosse. Corre de volta pro blog do Reinaldo Azevedo, seu rascunho malacabado de Mainardi, esse sim, sabe ser um chato divertido.
P.S.: ofendido com homofobia entregou hein?
P.S.2: não me venha com ladainha de argumentos pois o Fernando está tendo uma paciência paterna com os seus "argumentos".

Fernando L Lara said...

prezados,

sobre as politicas economicas desastrosas e a guerra cultural vale a pena ler o que Roger Cohen, republicano, escreveu hoje no New York Times:
http://www.nytimes.com/2008/10/16/opinion/16Cohen.html?_r=1&ref=opinion&oref=slogin

Anonymous said...

http://blogdomrx.blogspot.com/2008/10/dilogo-de-surdos.html

Fernando L Lara said...

a minha paciencia notada num comentario acima acontece justamente porque eu acho esse dialogo importantissimo e me recuso a acreditar que ele seja impossivel, por mais dificil que pareca.

juliana m. said...

Nossinhora. Eu entendo lhufas de economia, tenho um interesse bem pequeno no que está sendo discutido nesse post, mas sinceramente. Discordar chamando de chato. Estúpido. Meu deus. Só faltou o cara de mamão, heim.

E o Alberto, pelo que entendi, estava se defendendo de acusações genéricas e tal.Da acusação de ser homofóbico.E aí alguém quer demonstrar que ele está errado e faz o comentário mais homofóbico de todos. Parabéns anônimo. Você ganhou o troféu.

Como dizia um conhecido meu, o problema do Brasil não é econômico nem nada. É que somos pré aristotélicos. Uma deficiência generalizada de lógica básica.

abraços.

carlos said...

ninguém falou que o alberto é homofóbico, mas q o conservadorismo o é. nem ninguém está acusando o alberto de nada, (embora ele tenha me chamado de analfabeto - de novo - e rotule como esquerdista todo mundo que discorda dele, como se ser de esquerda fosse crime...)

juliana m. said...

Carlos, dahling. Eu nasci em Curitiba. Se alguém aqui disser que todo curitibano é homofóbico, eu estou incluída no grupo, né. Entendeu?
(será que eu tenho que acabar todo comentário meu aqui com um: tendeu? )

Fernando L Lara said...

Juliana,

mais uma vez: eu nao escrevi que todo conservador eh homofobico. Nao sou dado a esse tipo de generalizacoes e estaria ofendendo sim meus amigos a direita (que nao sao poucos).

Escrevi sim que a direita americana usa do homofobismo (alheio ja que os votos dos marqueteiros e estrategistas nao sao suficientes para eleger ninguem) como plataforma de campanha.

juliana m. said...

Ei Fernando,

realmente meu comentário não foi pra você, mas eu fico abismada com a falta de capacidade de interpretação e de resposta de gente que cursou o terceiro grau. Abismada e assustada mesmo. Não é seu caso, claro. Eu, pessoalmente concordo com você. Mas entendo o ponto do Alberto também. Diante dessa intolerância (vinda de quem se acha super tolerante, aliás) com qualquer forma de pensamento destoante, a minha reação imediata é tentar explicar as coisas. É um defeito meu mesmo. Mas é bem melhor que quando eu tinha 7, 8 anos, que ao ouvir coisas como chato e bobo eu não explicava nada, só saia rodando minha lancheira da mulher maravilha em cima do desavisado;)

abraços

aliás, no meio disso eu esqueci de te dar os parabéns pelo livro. Parabéns.

carlos said...

precisa ver de que conservadores estamos falando. Eu estou me referindo aos conservadores em termos de moralistas e religiosos. O presidente do Irã diz que não tem gays lá. A Sara Palin acha que pode "curar" gays com orações. Em sociedades mais avançadas (não me ocorre agora outra forma de adjetivá-las) tem gays entre os conservadores de direita, é só lembrar do líder de extrema direita da Holanda, que era gay (acho q era, pq se não me engano ele foi assassinado e agora não vou checar isso pq tenho de trabalhar).

Annima said...

Pena que não entendo "lhufas" desse assunto. Mas estou aprendendo muito dele neste blog.

A única coisa que sei é que as bolsas despencam, mais do que sobem, e que a alta do dolar acabou com meus planos de viagem.

E, Fernando:
Parabéns pelo livro e por conduzir este debate tão diplomaticamente e com paciência. Aprecio quem expõe as opiniões sem máscaras e nomes falsos como eu. E, isso inclui o Alberto.

juliana m. said...

Carlos Carlos...se vc fala: conservadores são assim ou assado (ou acima: - o conservadorismo tem como um de seus pilares a homofobia. Isso é um fato.) O que você está fazendo? não está generalizando?

eu resto meu caso.

Alberto said...

Eu já restei faz tempo. So for mostrar cada contradição, cada paradoxo, cada intepretação equivocada, tenho de dispôr de um tempo e de uma paciência além das minhas capacidades. Over.

carlos said...

conservador tem preconceito contra gay, sim. como vocês podem dizer que não? e a homofobia é usada largamente nos discursos - até a Marta, que é sexóloga, etc. etc., apelou pra ver se abocanhava pelo menos parte dos votos da população mais conservadora. agora, só uma obs. "resto meu caso" sôa mal, hein? melhor I rest my case de uma vez. Ou simplesmente, "eu desisto", mais apropriado no caso de vocês do que algum equivalente em bom português para a expressão.

Anonymous said...

hello im new[url=http://www.designsonline.co.uk/].[/url]

Anonymous said...

hi

can anyone help me
i have tried for over a week now to get a loan,i have very bad credit history mainly due to a failed marrage ,i have had all the usual ,wh loans,advantage loans ,yes loans ,get in touch and promise a [url=http://www.usainstantpayday.com]bad credit loans[/url] on paying the brokerage fee,i am reluctant due to reviews on the net and i have been stung before by a company called wentorth finance ,and never got the loan of the 50 pound fee back,
i have had an offer from flm but need a gaurantor which isnt really an option either .
i wondered if anyone had any loan companys that considered bad credit ,but loaned direct without these numerous sites with different alias but mainly did same thing pay us and we will get u loan (maybe)senario
has anyone also heard of a company called fresh loans they have they sent me details out but the may be a charge but not always ,i suspect she didnt want to tell me there was a charge

thanks
Mullyblency

Anonymous said...

China and Russia put the blame on some screwed up experiments of US for the earthquake that happened in Haiti.
Chinese and Russian Military scientists, these reports say, are concurring with Canadian researcher, and former Asia-Pacific Bureau Chief of Forbes Magazine, Benjamin Fulford, who in a very disturbing video released from his Japanese offices to the American public, details how the United States attacked China by the firing of a 90 Million Volt Shockwave from the Americans High Frequency Active Auroral Research Program (HAARP) facilities in Alaska
If we can recollect a previous news when US blamed Russia for the earthquake in Georgio. What do you guys think? Is it really possible to create an earthquake by humans?
I came across this [url=http://universalages.com/hot-news/what-happened-in-haiti-is-it-related-to-haarp/]article about Haiti Earthquake[/url] in some blog it seems very interesting, but conspiracy theories have always been there.

Anonymous said...

loved las vegas? be means of the all untrodden [url=http://www.casinolasvegass.com]casino[/url] las vegas at www.casinolasvegass.com with all to the inform about and beyond 75 fashion unstinting [url=http://www.casinolasvegass.com]online casino[/url] games like slots, roulette, baccarat, craps and more and convey postponed statutory coins with our $400 untenanted bonus.
we beget unalterable off pegging safer games then the broken-down online [url=http://www.place-a-bet.net/]casino[/url] www.place-a-bet.net!

Anonymous said...

[color=#804000]Howdy

With the increasing popularity of yahoo poker chips as a virtual currency in facebook texas holdem poker game a lot of phishers have engaged themselves, who try their best to trick unsuspecting players out of their hard earned facebook poker chips. All over the internet forums are littered with posts by innocent people who have had their chips stolen. Nothing is as sorry state as logging to Facebook or MySpace to play a few games of poker only to find that your account is hacked and your poker chips are gone.[/color]

[url=http://www.chipshut.com][img]http://www.chipshut.com/img/facebook-poker-chips-hut.jpg[/img][/url]

[color=#804000]Follow these tips to keep your facebook poker chips safe:

Never give your password to a stranger: Trust is a delicate thing that takes a long time to build but only second to destroy. You may meet a sexy girl in poker room and you are friends with him/her. He/she will keep interacting with you days before playing her trick. So be carefull enough to protect your login credentials to yourself, else this may lead to disaster.

Be careful about what you download: Regular online gamers are looking for cheats or hacks for the games they play in order to give them an edge over their opponents. Poker is no different and there are plenty of sites on the internet having facebook poker cheats and hacks for those brave enough to download and install them. But many of these so called facebook poker cheats have viruses or trojan programs. The moment you install any of these your computer is at the risk of attacks by the creator of the program. He can then have access to vital information that you access from your computer. Leaving your facebook poker account at risk of been hacked. If you never downloaded any of these programs then you’re probably safe, and if you have then you should run a spyware detection program. The best move will be for get your computer formatted to avoid any loop holes.

Phishing Links: This way of hacking has been thee for quite sometime now. Phishers send legitimate and official looking emails to your inbox. When you open them you are asked to click on the link and login in order to save your account or win free facebook poker chips, but in reality you are logging into a fake site that sends your information off to the phisher who made it. Before you find it out, its too late to react and they would have already broken into your account and emptied it of any facebook poker chips that you may have.

YouTube scams: If you do a search on youtube for facebook poker cheats, zynga poker hacks, or free facebook poker chips you’ll find hundreds of videos on the topic. More than 90% of them are made by idiots hoping to convince you to send them your account information. They range from slightly clever to completely moronic.

Image Photo Having Exe Embedded In it: This one is hard to catch. This is the latest fashion that is used by scammer, you will be asked to share family photo's. When you open their photo, that will innitiate an exe in the background which will steal all your information and send to the mastermind behin it. So be careful with whom you share photos.

Hope these tips help you saving your chips.

These tips have been brought to you by [/color][url=http://www.chipshut.com]Chips Hut[/url][color=#804000] if you are looking to buy [/color][url=http://www.chipshut.com]facebook poker chips[/url], [color=#804000]you may go to our online store.

Have a nice day[/color][img]http://www.chipshut.com/img/chips-hut-smily.gif[/img]

Anonymous said...

Hi

Find here nice girls from America:

[url=http://www.americanlovers.net]AmericanLovers.net[/url]

Anonymous said...

hello! find osx scrap torrents here
http://www.gamingmajor.com

Anonymous said...

Hello everybody! I don't know where to begin but hope this site will be useful for me.
Hope to receive some help from you if I will have any quesitons.
Thanks and good luck everyone! ;)

Anonymous said...

Simply put i was scouting around at this web-site and have found it to be unquestionably handy. I would greatly value just about any help.

Lately, Louisville has emerged as a major heart for the health care and professional medical sciences establishments. Louisville has been central to enhancements in heart and hand operation as well as cancer healing. Quite a few of the very first fake heart transplants were conducted in Louisville. Louisville's booming downtown medical research campus consists of the unique $Eighty-eight thousand rehabilitation community, and a wellness sciences analysis and commercialization park that, in joint venture with the University of Louisville, has lured nearly 70 top rated experts and objective. Louisville can be also residence to Humana, one of the nation's greatest health insurance policies organizations.

Louisville is home to numerous major organizations and institutions.

Anonymous said...

Hello everybody! I don't know where to begin but hope this site will be useful for me.
In first steps it's very good if someone supports you, so hope to meet friendly and helpful people here. Let me know if I can help you.
Thanks and good luck everyone! ;)

Anonymous said...

looking for ed drugs? [url=http://www.cahv.org]buy viagra online [/url]and profit from free shipping at http://www.cahv.org . another good place to [url=http://www.kiosknews.org]buy viagra online[/url] is www.kiosknews.org .

Anonymous said...

Hello,

I'm seeking help for the children of Haiti.

I'm here for a non-profit haiti group that spends their time to
creating oppurtunities for the children in haiti. If anyone wants to give money then this is the site:

[url=http://universallearningcentre.org]Donate to Haiti[/url] or Help Haiti

They provide children in Haiti a positive outlook through education.

Please check it out, they're a real cause.

Please give

Anonymous said...

hi great post, cheat bejeweled on facebook with this cheat check it out

[url=http://www.bejeweledcheat.info]bejeweled cheat[/url]

Anonymous said...

Witam doszedlem do wniosku ze ta strona jest najlepsza jezeli chodzi o [url=http://www.youtube.com/user/kredytstudencki]kredyt studencki[/url].

http://identi.ca/kredytstudencki

Anonymous said...

This amazing tool submits all your articles to the Top 65 Web2-Directories, providing you with almost instant Professional Status in your niche and tons of traffic to your money site.
And all in a very short time!!!

[url=http://www.squidoo.com/SEnuke_review_impressions]Click Here for more![/url].

Anonymous said...

Watch Gossip Girl Online For Free - Gossip Girl Streaming Online

[CENTER][URL="http://www.gossip-girl.watch-movies-and-series-online.com"][IMG]http://www.youronlinemovies.net/includes/public/images/movies/gossip-girl.png[/IMG][/URL]

Hi [B]Upper East Siders[/B]!
Come And Welcome to my website: [B][URL="http://gossip-girl.watch-movies-and-series-online.com"][B]Gossip Girl[/B][/URL][/B]
Whether you’re a Hampton Baby, Central Park [B]Prada[/B] gal, or you even dwell in *[B]gasp[/B]* Brooklyn, [I]this site is for you.[/I]
Why? The answer’s easier than deciding [B]what to wear[/B] tomorrow to school.
[B]Because [/B]my website has [B]all [/B]the latest [B]gossip[/B] about [B]Serena[/B], [B]Blair, Dan [/B]and the other poor little rich kids on the Upper East Side.


[/CENTER]

Anonymous said...

It's so easy to choose high quality [url=http://www.euroreplicawatches.com/]replica watches[/url] online: [url=http://www.euroreplicawatches.com/mens-swiss-watches-rolex/]Rolex replica[/url], [url=http://www.euroreplicawatches.com/mens-swiss-watches-breitling/]Breitling replica[/url], Chanel replica or any other watch from the widest variety of models and brands.

Anonymous said...

Do you need a professional domestic cleaning service?

We provide carpet cleaning in London carried out by professional carpet cleaners.

Our cleaning technicians are experienced and dependable.

Discover more about our [url=http://www.cleanerlondon.com/domestic-cleaning-london.php]carpet cleaning[/url] technicians.

Anonymous said...

Hi,
Did you understand? To aid the Victims of Hait,
you possibly can make a donation by
executing a survey.I just observed the info [url=http://www.squidoo.com/surveyforcharity]here.[/url]
Cool Idea!

Sebastian

Anonymous said...

The French gourmet cheese Bleu d'Auvergne has a wonderful aroma, a rich taste; the saltiness increases with the incidence of veining. The overall flavor is piquant but not overly sharp. Bleu d'Auvergne started life as an imitation of Roquefort, using cow's milk in place of sheep's milk. Legend has it that a peasant, around 1845, decided to inject his cheese with a blue mold that he found growing on his left-over bread (the motto being, waste not, want not). And thus, the gourmet cheese Bleu d'Auvergne was born. This French gourmet blue cheese comes from the region of Auvergne and the cheese is made from milk of Salers and Aubrac cows. The rind is very thin and so the cheese is usually wrapped in foil. The cheese is rich and creamy with a pale yellow color and scattered holes and well-defined greenish-blue veining. We cut and wrap this cheese in wedge of 8 ounces and 1 pound.

buy fresh blue cheese

[url=http://riderx.info/members/buy_5F00_fresh_5F00_blue_5F00_cheese.aspx]buy fresh blue cheese[/url]

http://riderx.info/members/buy_5F00_fresh_5F00_blue_5F00_cheese.aspx

Anonymous said...

Hi..I'm Matthew
[url=http://www.provestra.com/?a=mmaker2005]Provestra[/url]

Anonymous said...

Hi guys,

I know this might be a bit off topic but seeing that a bunch of you own websites, where would the best place be to host. Someone recommended I use [url=http://bit.ly/aTAtZb]Blue Host[//url] for $6.95 a month which seems like a great deal. Anyone here on www.blogger.com using them?

Anonymous said...

Hi, as you can see this is my first post here.
In first steps it's very nice if someone supports you, so hope to meet friendly and helpful people here. Let me know if I can help you.
Thanks and good luck everyone! ;)

Anonymous said...

ohio hoodia diet pillshoodia gordon ii diet pills

[url=http://www.bebo.com/buylevitraonline1]buy levitra viagra online[/url]

Anonymous said...

[URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=14657][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/thumbnails/123/Zarine Khan-3.jpg[/IMG][/URL]

[URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=14662][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/thumbnails/123/Zarine Khan-8.jpg[/IMG][/URL]

[URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=14658][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/thumbnails/123/Zarine Khan-4.jpg[/IMG][/URL]

[url=http://www.wallpaperhungama.in/cat-Zarine-Khan-123.htm]Zarine Khan Wallpapers[/url]

Photo gallery at WallpaperHungama.in is dedicated to Zarine Khan Pictures. Click on the thumbnails for enlarged Zarine Khan pictures, personal photographs and exclusive photos. Also check out other Pictures Gallery for High quality and High Resolution image scans, movie captures, movie promos, wallpapers, hollywood & bollywood pictures, photos of actresses and celebrities

Anonymous said...

I just discovered [url=http://bit.ly/bMGrYw]SatelliteTV[/url] on my PC! Ultra cheap at only $50 once off to get the software and an account on the Internet. I get more channels(in HD I might ad) than I get on cable so tomorrow I reckon I'm going to cancel my cable subscription. Thought I'd share this with you guys, worth to check out.

Anonymous said...

You must have seen Ranbir Kapoor’s wonderful chemistry with Katrina Kaif in Ajab Prem Ki Ghajab Kahani.

Katrina is really exited to romance Ranbir, obviously in reel life. Katrina is really eager to be a part of Ashtvinayak’s next film that casts Ranbir.

However she is well known to this fact that her looks as well as accent can not relate

[url=http://www.wallpaperhungama.in/blog/2010/03/kats-can%E2%80%99t-hold-anymore-to-romance-ranbir-kapoor/]Kats can’t hold anymore to romance Ranbir Kapoor[/url]

[url=http://www.wallpaperhungama.in/blog/]Bollywood News[/url]

Anonymous said...

thanks for adding me to the forum[url=http://yousubmitsites.com/forum/index.php?action=profile;u=3215
].[/url]

Anonymous said...

[URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=14724][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/thumbnails/2/Amrita Rao-486.jpg[/IMG][/URL]

[URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=14723][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/thumbnails/2/Amrita Rao-485.jpg[/IMG][/URL]

[URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=14722][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/thumbnails/2/Amrita Rao-484.jpg[/IMG][/URL]

[url=http://www.wallpaperhungama.in/cat-Amrita-Rao-2.htm]Amrita Rao[/url]

Anonymous said...

[url=http://www.codeplex.com/site/users/view/steelmicrowave] Stainless steel microwave
http://www.codeplex.com/site/users/view/steelmicrowave

Anonymous said...

whats up everyone


great forum lots of lovely people just what i need


hopefully this is just what im looking for looks like i have a lot to read.

Anonymous said...

Hello

It is my first time here. I just wanted to say hi!

Anonymous said...

pretty cool stuff here thank you!!!!!!!