Monday, June 16, 2008

as águas do acaba mundo



apresentamos esta manhã os resultados do Brasil Studio para a Prefeitura de Belo Horizonte, com a presença do Sr. Prefeito Fernando Pimentel, dos secretários municipais Maria Caldas (urbanismo) e Rodrigo Perpétuo (relações internacionais) e da Profa. Jeanne Marie Freitas, coordenadora do curso de arquitetura da PUC-Minas.

o Brasil Studio foi uma parceria entre a nossa escola de Michigan, a Prefeitura de BH e a PUC-Minas, em que 12 alunos de mestrado em arquitetura da Universidade de Michigan trabalharam por 4 semanas no Brasil sob minha coordenação.

tomando como ponto de partida para a reflexão o problema das águas, seu manejo e conservação, bem como a necessária contribuição do ambiente construído – individual ou coletivamente considerado – para se alcançar a sustentabilidade, o studio pretendeu apresentar idéias provocativas, mas calcadas na realidade, para uma situação específica, a favela do Acaba Mundo, em Belo Horizonte.

o problema é até fácil de descrever. Em cada faixa de 10 m de largura caem num dia normal (20mm de chuva) 50m3 de água, e 40% destes ou 20m3 chegam ao córrego num tempo médio de 10min.

com a melhoria da renda da população e as obras de urbanização em curso, existe uma clara tendência de impermeabilização do solo. Se os espaços intersticiais forem cimentados como é nossa tradição ibérica, teremos o DOBRO de água descendo na METADE do tempo.

o trabalho do Brasil Studio aqui rapidamente apresentado foi de buscar soluções na escala da arquitetura e do desenho urbano para alguns dos problemas decorrentes dessa nossa relação conflituosa com as chuvas.



prometo colocar mais detalhes no blog no futuro próximo,

por hora encerramos os trabalhos em BH e partimos amanhã para Salvador, última parada dessa turma.

3 comments:

armário da fla said...

Oi Ferd,
bem bacana o trabalho. Que pena que vcs não vem ao Rio.
E parabéns Atrasado.
beijos
Flávia

Marco Antonio Souza Borges Netto - Marcão said...

Prof. Fernando,
Por falar em impermeabilização do solo, vale a pena conferir os impactos ambientais ocasionados com a verticalização (absurdamente rápida) do bairro Belvedere, na fronteira entre os municípios de Belo Horizonte e Nova Lima.
Caso queira, tenho algun material.
Abraços,
Marcão.

Marco Antonio Borges Netto - Marcão said...

Olá, Fernando Lara,

Meu Blog "Revista Crise" - foi o escolhido como blog da semana pelo site Portal do Arquiteto do Instituto dos Arquitetos do Brasil - BA, com o texto " Ensino de arquitetura", confiram a publicação em http://www.portaldoarquiteto.com/blog/blog/.

O endereço do blog é www.revistacrise.blogspot.com.

Mas, como você disse, isso é assunto pra dar e vender. Estou aguardando o encontro para conversrmos sobre isso e muito mais.

Abraços,

Marcão.