Wednesday, October 17, 2007

kazuyo sejima




Kazuyo Sejima é uma das minhas arquitetas favoritas. Não só por ser uma das raras mulheres nesse clube do bolinha que é o star system arquitetônico, mas principalmente por demonstrar uma sensibilidade muito acima da média nos seus projetos.


o projeto do edifício de apartamentos em Gifu ( gifu kitagata apartments) é um raro exemplo em que a composição do morar coletivo foi repensada e reorganizada. No caso a circulação coletiva corre paralela a uma das fachadas enquanto a circulação interna do apartamento corre paralela a fachada oposta, gerando um espaço muito mais aproveitável ao mesmo tempo em que mantém a estrutura tradicional da sequência espacial e dos níveis de provacidade. Ver desenhos e plantas aqui.


seu primeiro edificio nos EUA, a sede do New Museum of Contemporary Art, fica no lado oeste de Manhattan, bem perto do lincoln tunnel que liga com New Jersey. Prometo visitar em dezembro quando for inaugurado e escrever mais, mas vale a pena ver esse video montado a partir de fotos da construção sobrepostas, tiradas a cada 10 minutos e comprimidas a 1/16 de segundo.


uma obra inteira condensada em 90 segundos, que tal.

1 comment:

Anonymous said...

Olá bonito página , apreciei bastante, secalhar poderiamos tornar-nos blog palls :) lol!
Tirando as piadas chamo-me Philip, e assim como tu publico na internet se bem que o tema domeu blogue é bastante diferente deste....
Eu escrevo blogs de poker sobre bónus sem depósito sem arriscares o teu dinheiro......
Apreciei imenso aquilo li aqui!