Monday, October 8, 2007

majora carter


antes



depois




o South Bronx é uma das áreas mais degradadas dos EUA. Concentra usinas de reciclagem de lixo, estações de tratamento de esgoto e uma rede de viadutos de expressways mais ou menos dez vezes maior que o minhocão em São Paulo.

no meio disto tudo vive uma população cuja renda média é 23.000 doláres (10.000 per-capita significa mais ou menos a linha de pobreza), com um desemprego na casa dos 25% e que enfrentou décadas de “loan-red-lining” ou seja, os bancos se recusavam a financiar a compra de moradias na área. Isso tudo só aumenta a exclusão e impede a valorização da área, que empobrecida acaba recebendo mais vizinhos indesejáveis.

pois foi no meio disto tudo que Majora Carter fundou o Sustainable South Bronx, uma ONG dedicada a reverter a situação de pobreza absoluta através de melhorias no meio ambiente.

desde 2001 o SSBX já recolheu toneladas de lixo, revertendo áreas abandonadas na beira do Bronx River em áreas verdes e quadras de esporte. Mais recentemente, conseguiram que a cidade abandonasse um projeto de ampliação de uma autopista (imaginem!!!!) para transformar toda a área em um grande parque de 2km de extensão.
atualmente Majora Carter luta contra um projeto de instalação de uma prisão em uma área.


como Majora disse hoje aqui em Michigan, o movimento ambientalista tem tudo para se tornar o “civil-rights-movement” do século XXI se formos capazes de pensar a justiça social e a justiça ambiental como duas faces da mesma moeda.

1 comment:

Leticia. said...

Bacana demais! Fiquei pensando no custo disso -- absurdo?

Beijo,

Le.