Friday, October 12, 2007

fora da ordem

tomando a temperatura do debate sobre a comunidade arquitetônica na blogosfera, aqui vai meu pedacinho de lenha sobre uma questão que movimentou nossas caixas postais esta semana:

a comissão de área da CAPES acabou de divulgar o resultado do Qualis que funciona como um ranking dos periódicos da área, e é usado para avaliar também as publicações dos professores de todos os programas de pós-graduação do país.

e para surpresa de muita gente , o periódico online Arquitextos foi classificado como Nacional B, o que significa basicamente que seria uma publicação de repercussão nacional de segunda classe.

o mesmo ranking classifica como Nacional A os seguintes periódicos:
Topos (NPGAU/UFMG); Risco (São Carlos); Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; Paisagem e Ambiente; Infodesign (SBDI); Espaço & Debates; Cadernos Metrópole (PUCSP); Arte & Ensaio (UFRJ); Anais do Museu Paulista. A lista completa esta disponível aqui.

sem querer fazer nenhum tipo de julgamento, porque s
ão todos periódicos sérios, cabe perguntar: quantos de nós (incluindo professores doutores com dedicação exclusiva o que é mais ou menos o meu caso), leêm regularmente os acima citados?

na última vez que perguntei ao Abílio Guerra, o Portal Vitruvius tinha 2 milhões de visitantes por ano (2005), e não me espantaria se este número estiver agora acima de 3 milhões ou 10.000 visitas por dia.

e pra piorar, aqui vão listados todos os critérios que a comissão de área usou a para a classificação: (disponível na íntegra aqui)
Conselho editorial internacional, contando com consultores de reconhecida competência na área e/ou Editor-chefe de competência reconhecida. Diversidade institucional e geográfica da autoria, do corpo editorial e dos pareceristas. Periodicidade regular, com pelo menos cinco números publicados. Registro no ISSN. Possuir linha editorial definida. Apresentar expediente completo, inclusive com indicação da forma de seleção de trabalhos.

todos atendidos plenamente (conferir aqui) por Arquitextos!!!!

alguma coisa está fora da ordem,
bem fora da ordem.

1 comment:

armário da fla said...

Fora da ordem também tem um carater positivo!
Oi Ferd, descobri seu blog na imensidão da rede. Estou escrevendo um projeto de pesquisa sobre Matta-clark e qual não foi a minha surpresa em achar no google seu um post no seu blog sobre a exposição do MC em Nova York.
E a quanto andas? Já vi que vai ser papai de novo. Parabéns! Pedro e eu estamos praticando, mas não chegamos no seu nivel. Beijocas para vc, Letícia e Flor.
Flávia