Tuesday, September 25, 2007

Kieran + Timberlake ali na esquina



No meio de tanta mediocridade sendo construida nos quatro cantos do mundo, a gente meio que tem a obrigação de elogiar e anotar quando uma pequena pérola aparece no campo de visão. Mais ainda quando esta jóia fica bem ali na esquina.


Este é o caso deste pequeno edifício de apartamentos, projeto de Kieran, Timberlake, and Associates (KTA), aqui em Ann Arbor, a 50 metros da escola da minha filha.


Como eu passo na frente da obra 10 vezes por semana, já tinha notado a composição arrojada das aberturas, e já sabia que se tratava de um projeto de Stephen Kieran + James Timberlake, cujo sucesso em edifícios educacionais tem sido tema de várias reportagens da mídia arquitetônica por aqui.


Mas ao chegar agora em setembro e ver o edifício terminado encheu meus olhos. A intrincada organização interna dos apartmentos gera uma variação de pé-direitos e volumes que dá a cada unidade uma espacialidade diferenciada, além de permitir essa composição mais livre na fachada. Um cruzamento bem sucedido de raumplan do Loos com a fachada livre do Corbusier.


Vale também ressaltar que o edifício foi totalmente ocupado imediatamente após o término da obra em agosto último, um prodígio em tempos de crise no mercado imobiliário norte-americano e particularmente em Michigan.


Pra mim, além de ganhar uma pérola ali na esquina, ganhei um excelente exemplo de que a boa arquitetura pode aprimorar e muito a qualidade dos edifícios de apartamento ao mesmo tempo em que se faz mais rentável e vendável.

2 comments:

Leticia. said...

Esse predio e' bacana mesmo. Pena que na foto nao da' para se ver direito os detalhes em madeira por tras dos vidros.

Le.

luciano l. basso said...

Pô Fernando... tá pertinho pra ti, bate umas fotos bacanas pro pessoal que tá aqui longe ver melhor...

O prédio tá merecendo!

abraço