pode até ter sido uma surpresa para os comentaristas da ESPN aqui nos EUA, mas para todos os amantes de futebol ao redor do mundo deu a lógica hoje nos 4x0 da seleção canarinha em cima das norte-americanas.
e assim a copa do mundo feminina será decidida por duas equipes tradicionalíssimas: Brasil e Alemanha
se coincidências históricas existem (ou seriam farsas?) as copas do mundo masculina e feminina seguem com trajetórias muito parecidas. No início os EUA e países nórdicos se dão muito bem com suas estruturas esportivas baseadas na universidade. Mas com o tempo a falta de uma liga professional mais competitiva (tanto feminina quanto masculina) acaba por deslocar o centro para países de maior tradição futebolistica.
atenção meninas da argentina e da itália, cadê vocês?
os dois últimos jogos entre Brasil e os EUA (5x0 no Rio em julho e 4x0 em Hangzhou hoje) reforçam a idéia de que por alguma razão que só os deuses do futebol conhecem, a fórmula vitoriosa da ginástica, da natação e do atletismo não se aplica ao futebol.
que talvez justamente por isso seja o esporte mais popular no planeta.
nesse sentido poderíamos traçar um paralelo entre esse time feminino e a seleção de Leônidas da Silva em 1938, brilhando apesar da precária organização e falta de estrutura.
acontece que a história não se repete e por isso o time de Marta e mais dez vai colocar mais uma medalha de ouro no pescoço lá do outro lado do mundo como fez no panamericano em casa.
No comments:
Post a Comment