Sunday, December 9, 2007

the darjeeling limited




sete anos atrás num dia desses de dezembro eu e Lê aterizávamos em New Delhi para o que seria uma viagem absolutamente inesquecíve

talvez o fato de estar escrevendo de dentro de um avião sobre o mar de okhotsk (confesso que não nunca vi esse nome antes) tenha efeito sobre todas as memórias visuais, olfativas e palatáveis daqueles 40 dias na India que me invadem nesse instante.

mas o fato é que a mesma telinha que me diz que acabamos de deixar para trás o mar de okhotsk e voamos agora entre khabarovks e sapporo (epa, esse nome eu já vi antes, ou melhor, já bebi antes) foi quem me trouxe todas essas lembranças com o filme Darjeeling Limited.

está tudo lá, o fascínio e o estranhamento causado pela India. Logo na primeira cena Bill Murray serpenteia num taxi entre rickshaws e vacas, para depois.... bem, deixa voces verem o filme para saberem o que vem depois.

o fato é que o filme é excelente, Angelica Houston está ótima e os três irmãos interpretados por Owen Wilson, Adrien Brody e Jason Schartzman dão um show enquanto a India vai se descortinando na sua frente e as lembranças de dezembro de 2000 e janeiro de 2001 vão se ativando no meu cérebro: cores, cheiros e gostos.

eu ainda não tive oportunidade de visitar a África mas de todos os outros lugares onde já andei, a India é o único que se compara com o Brasil em termos de intensidade.

pode parecer meio contraditório mas enquanto o avião começa a descer rumo a Seoul na Coréia (onde vou participar do juri de um concurso de arquitetura) tudo que vem na minha mente tem a ver com Varanasi, Udaipur, Kerala, Jaiupur, Agra e Dehli.

o problema é que graças ao filme eu vou sentir a maior falta da comida indiana durante os 4 dias em Seoul. A Coréia é fascinante, estou super feliz de poder voltar a Seoul e poder contribuir para a escolha de um desenho urbano de qualidade para o centro de Daejon

amanhã ou depois escrevo mais sobre a Coréia e sobre a experiência de ser jurado em concurso internacional. Mas que deu saudade da India vendo o Darjeeling Limited, isso deu...

4 comments:

Anonymous said...

Oi Fernando,
Sou arquiteto e estou trabalhando numa construtora em Luanda, Angola. Pelo pouco tempo que estou aqui, posso afirmar que o povo angolano se identifica bastante com os brasileiros. Angola ainda tem muito o que melhorar, mas já é um dos paises que mais cresce anualmente no mundo.
Tenho curiosidade também de conhecer a Índia. Vou tentar ver o filme que você indica.
Abraço,
Fernando
(fernandomgalvao@gmail.com)

Anonymous said...

como eu já disse antes,
mata de inveja, mata... rs...

aproveita bem Seul... Adorei isso aí quando fui...

.cleozinha. said...

Gente, tá poderoso demais... que ótimo! Conta tudo! Beijo!

Fernando L Lara said...

pois eh, muito legal estar aqui nesse juri mas nao da tempo nem de respirar, eh trabalho das 7:30 da manha (ja estou 5 min atrasado) as 9 da noite. Mas escrevo em breve sobre a experiencia, provavelmente quando estiver voando de volta.
abracos e beijos a todos,
F.