Monday, August 13, 2007

a vingança da natureza

toda vez que visito a região de Salvador me assombro com a força da natureza. É como se a arquitetura não tivesse a menor chance numa luta, vamos dizer assim, mão a mão com a natureza e só sobrevivesse porque nós insistimos em podar, pavimentar, pintar e rejuntar, tornando desigual a luta entre as espécies vegetais e o ambiente construído.

pensei nisso também em Natal na semana passada quando os efeitos do sol, do vento e da salinidade saltavam aos meus olhos a cada instante.

será que não podemos construir de uma maneira mais evoluída de forma que:

1. usando melhor da pesquisa que já existe e do que ainda precisa ser feito diminuíssemos os gastos com manutenção usando materiais adequados de forma correta e

2. desenvolvêssemos uma forma de não apenas conviver mas também explorar a força exuberante da nossa natureza tropical, sem cair no rústico-fútil tão usado em pousadas e restaurantes que além de feio é também totalmente insustentável pelo exagero ao usar toras (20 cm de diâmetro) para fazer o que um caibro (4x7cm) dá conta.

2 comments:

Anonymous said...

Oi Fernando,

Assisti a suas aulas em Natal semana passada e gostei bastante da sua preocupação com as interferências que um ambiente construído mal projetado pode causar na natureza. Às vezes, a própria natureza se vinga...

Abraço,

Fernando Galvão.
(fernandogalvao@hotmail.com)

GUGA ALAYON said...

é isso aí!
abç