como anunciei a algumas semanas atrás, a designer Rita Miranda da Casa Sol montou uma embalagem de pão com o tema da conservação de água e permeabilidade do solo que é o foco do nosso Studio Toró. Segue abaixo o texto integral uma vez que é difícil ler na foto acima.
dentre os vários tipos de problemas ambientais que enfrentamos na atualidade , a questão da água chama a atenção pelo que ela tem de vital e alarmante.
elemento fundamental de toda a cadeia biológica da vida, as reservas de água sofrem com todo tipo de poluição mas o que mais assusta os cientistas é a possibilidade de não termos água potável para todos os habitantes do planeta no futuro devido à mudanças climáticas associadas a exaustão das reservas naturais.
as grandes cidades brasileiras já estão há muito tempo sofrendo da falta e do excesso de chuvas. Quando chove pouco os reservatórios não conseguem atender à demanda que se divide entre agricultura, industria e consumo residencial. Quando chove muito, a cidade sofre com enchentes que causam perdas materiais e, mais importante, de vidas humanas.
tratar bem da água é uma tarefa de todos nós e o resultado será uma cidade mais sustentável e mais agradável para todos.
você sabia que:
na maior parte do sudeste do Brasil as chuvas giram em torno de 1500mm e estão concentradas nos meses de verão (novembro a março). Isso faz com que o excesso de chuva do verão cause problemas assim como a falta de chuvas no inverno.
o volume de chuva que cai em um lote normal (360m2) é o dobro do consumo médio de uma família de 5 pessoas. Em tese, o recolhimento de água apenas no telhado seria suficiente para todo o uso não-humano (regar plantas, lavar carro, dar descarga), reduzindo sua conta de água em até 65%.
se este mesmo lote estiver totalmente cimentado ou pavimentado, todo esse volume (cerca de meio milhão de litros de água por ano) vai muito rapidamente para os rios e córregos correndo pela tubulação ou por cima das ruas asfaltadas.
a infiltração de água no solo é essencial para reduzir o problema das enchentes. alem disto, a infiltração de água no solo aumenta a evaporação, absorvendo parte do calor que deixa as cidades mais quentes que as áreas rurais. Arbustos e arvores também precisam que a água se infiltre no solo e contribuem com sua sombra para uma temperatura mais amena.
um jardim de apenas 6 x 6 metros é suficiente para absorver e devolver ao solo a chuva que cai sobre uma casa inteira, em 90% dos casos (menos de 10mm em 2 horas)
o uso de pavimentos permeáveis (que permitem a passagem de água) em ruas de pouco movimento e praças publicas pode também contribuir enormemente para devolver a saúde ao subsolo, amenizar as temperaturas e reduzir as enchentes urbanas.
já existem e estão disponíveis a preços competitivos diversos sistemas de captação de água e pavimentação permeável.
faça a sua parte, cuide bem da água.
para mais informações: www.studiotoro.org
gota a gota vamos construindo uma cidade mais saudável para todos.
1 comment:
Caro Fernando,
Muito interessante os assuntos expostos em seu blog. Neste post especialmente, a questão da água, que é um tema de meu interesse, e sobre o qual estou atualmente debruçado para minha dissertação de mestrado.
Caso não se importe, estou linkando seu blog no meu.
Um abraço
Henrique Benites
http://baukunst.blogspot.com/
Post a Comment