Tuesday, August 28, 2007

flores no asfalto




amanhã começa minha despedida desta temporada brasileira em 2007.
o último evento é uma palestra para os alunos do João Diniz na FUMEC em BH.


antes disso dei um curso na UFRN em Natal, uma palestra na UNICAP em Recife e a aula inaugural da UNA em BH.


mas o maior sucesso destes dois meses foram os workshops sobre a questão das águas urbanas em escolas e creches, e a campanha da embalagem de pão (ver post abaixo) que chegará nas padarias em poucas semanas.


sobre os workshops, o desenho acima, feito por uma criança com deficiência auditiva da Escola Estadual Francisco Sales ilustra bem o que significa o processo de educação ambiental urbana: é como se estivéssemos semeando flores no asfalto.


apesar das dificuldades, a colheita já se avista no horizonte. De volta a Michigan vou batalhar para conseguir recursos e ampliar as ações no ano que vem. O objetivo é treinar um grupo de arquitetos para que possamos multiplicar as ações junto as escolas, que, se tudo der certo, passarão a ter apoio financeiro.


o primeiro destes workshops ocorrerá ainda este ano no Equador. Depois Guatemala e ano que vem de volta ao Brasil com forca total.


a energia das crianças nos ajuda a continuar semeando flores no asfalto.

2 comments:

.cleozinha. said...

Eta moço que passa as férias trabalhando compulsivamente! Brincadeira, sei que os resultados foram ótimos e gratificantes! Então, vc vai escrever alguma coisa com a análise e/ou resultados dos workshops? Caso sim, divulgue pra gente por favor. Beijo!

Anonymous said...

olá, sou aluna da UNICAP e ví tua palestra, tava fazendo umas pesquisas na internet e acabei chegando aqui!
só queria agradecer e parabenizar pelo teu trabalho!