Thursday, July 12, 2007

da energia das crianças



já faz algum tempo que eu pensava em fazer algum trabalho com crianças pra falar de arquitetura, meio ambiente, urbanismo e etecetera. Talvez por estar um pouco cansado de dar aulas para os grandinhos, lá se vão 13 anos dedicados ao ensino superior. Talvez por me encantar todo dia com a pessoinha que vive com a gente a 4 anos e meio. Talvez mesmo por acreditar que se quisermos mudar alguma coisa no mundo temos de ensinar às crianças e esperar 20 anos para que a mudança se efetive.

mas em resposta a estas angustias e outras obsessões (como o fato de que ainda não aprendemos a construir no tropico úmido de forma a evitar goteiras e infiltrações) resolvi por em andamento este projeto e fiz esta semana o primeiro workshop com meninos de uma creche aqui em BH. A metodologia não poderia ser mais simples: tirei fotos da rua onde fica a creche, transformei em um desenho só de linhas e pedi pra eles colorirem. A idéia era conversar sobre a paisagem feita de concreto, asfalto e muros, e pedir que eles imaginassem uma rua com plantas, grama, flores e etc…

imaginava que ia ser divertido mas não sabia que o resultado seria tão fantástico. Os meninos, carentes de quase tudo, não são nem um pouco carentes de idéias. Mostraram que entendem de chuvas, enchentes, ecologia e até aquecimento global. Embarcaram da idéia de imaginar como a cidade poderia ficar mais bonita e produziram desenhos lindos como o que ilustra este post.

e pra mim, acostumado à analise fria e por vezes cínica dos cursos de pós-graduacao, sobrou uma energia fantástica junto com a constatação de que mesmo diante das maiores dificuldades no presente reside a esperança de um futuro melhor.

4 comments:

luciano l. basso said...

Fernando, faz algum tempo teu conterrâneo e colega João Diniz apresentou em uma palestra aqui no sul uma imagem de um projeto desenhado por uma criança... e depois de mostrar aquele simples e sincero desenho ele disse:

"Arquitetura é emocionar uma criança..."

Gostei muito da tua iniciativa do workshop, parabéns!!!

Fernando L Lara said...

luciano,
preciso conversar com o Joao Diniz nos proximos dias. Vou comentar sobre isso e aposto que ele vai gostar.

Anonymous said...

Fernando, parabéns pela iniciativa. Lindo post!

luciano l. basso said...

Fernando, se não for pedir demais aproveita e manda um baita abraço pro Joãozinho!!!

e novamente parabéns pela iniciativa!!!