Wednesday, July 25, 2007

crianças em casa

na comparação entre os usos do apartamento no Brasil e na Coréia, quase todos os quesitos deram resultados relativamente parecidos, com uma variação de cerca de 10% apenas.

a única exceção até agora analisada foi o tempo que as crianças passam em casa. Enquanto na Coréia as crianças passam menos tempo em casa do que os pais (13hs 45min para os menores, 15hs 33min para os maiores), no Brasil o resultado foi muito diferente. Os adultos que responderam nosso questionário relataram ficar em casa por cerca de 12hs 19min, enquanto que todos os menores de idade representados na pesquisa passam mais de 15 horas em casa (média de 16hs 52min).

explicação para isso temos muitas: a violência urbana prende as crianças dentro de casa. Escola em tempo integral também faz uma enorme diferença. Alem disso, reza a sabedoria popular que as crianças coreanas estariam estudando em boa parte das horas em casa. E as crianças brasileiras? Acompanhadas de Xuxa, Malhação ou Orkut?

1 comment:

Anonymous said...

Olá, Fernando.
Novamente...
Vi que no seu blog tem varios posts sobre a questão dos apartamentos, e talvez minha pergunta no comentário anterior não faça sentido. Mas eu gostaria de ler alguma coisa (artigo mesmo) que eu possa imprimir e ler com calma (extra internet). A pergunta é esta então. Obrigada. Paula-Links Urbanos.