Wednesday, June 20, 2007

somos sociais ou nem tanto?

Nós brasileiros adoramos nossa imagem de um povo bastante social e sempre que estamos no exterior reclamamos da falta que sentimos desta vida social mais intensa.
Mas quando perguntamos a 20 famílias brasileiras e 20 famílias coreanas quanto tempo cada um dos moradores passa nas áreas sociais (estar, jantar, varandas) e nas áreas privativas (quarto e banheiros), os coreanos demonstraram passar 76% mais tempo nas áreas sociais: 3hs21min para os coreanos, 2hs31min para os brasileiros. Como já expliquei em um post passado, o questionário não tem representatividade estatística mas de qualquer forma este resultado foi uma surpresa para brasileiros e coreanos participantes do Global Apartments Research Group aqui de Michigan
Poderia-se argumentar que os brasileiros passam mais tempo fora de casa, o que foi comprovado pelo questionário embora a diferença seja muito pequena, apenas 25min a menos dentro de casa por dia. Ou pior ainda, os brasileiros entrevistados passam mais tempo nos quartos 9hs21min do que os coreanos 9hs05min.
Alguém se habilita a explicar?

3 comments:

.cleozinha. said...

Ei Fernando,
segundo a minha mãe as pessoas são de uso interno e de uso externo. Acho que isso pode se aplicar ao seu post: às vezes somos muito mais sociáveis externamente (no trabalho, com os amigos, com desconhecidos) do que dentro de casa. Acho que isso não significa que o brasileiro não é sociável, mas sim que a sociabilidade pode ser mais bem analisada... Beijo!

luciano l. basso said...

Fernando, esse estudo tem dados do tamanho das casas das famílias? Ou ao menos o tamanho dos espaços de uso "social" vs. o tamanho dos espaços de uso íntimo?

Fernando L Lara said...

Luciano, nos questionarios em si nao consta dimensionamento (seria dificil pedir pras pessoas medirem tudo) mas nos temos uma outra amostragem ate muito maior onde a comparacao de areas eh um dos pontos da analise. Prometo postar sobre isto em breve.