Nós brasileiros adoramos nossa imagem de um povo bastante social e sempre que estamos no exterior reclamamos da falta que sentimos desta vida social mais intensa.
Mas quando perguntamos a 20 famílias brasileiras e 20 famílias coreanas quanto tempo cada um dos moradores passa nas áreas sociais (estar, jantar, varandas) e nas áreas privativas (quarto e banheiros), os coreanos demonstraram passar 76% mais tempo nas áreas sociais: 3hs21min para os coreanos, 2hs31min para os brasileiros. Como já expliquei em um post passado, o questionário não tem representatividade estatística mas de qualquer forma este resultado foi uma surpresa para brasileiros e coreanos participantes do Global Apartments Research Group aqui de Michigan
Poderia-se argumentar que os brasileiros passam mais tempo fora de casa, o que foi comprovado pelo questionário embora a diferença seja muito pequena, apenas 25min a menos dentro de casa por dia. Ou pior ainda, os brasileiros entrevistados passam mais tempo nos quartos 9hs21min do que os coreanos 9hs05min.
Alguém se habilita a explicar?
Wednesday, June 20, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
3 comments:
Ei Fernando,
segundo a minha mãe as pessoas são de uso interno e de uso externo. Acho que isso pode se aplicar ao seu post: às vezes somos muito mais sociáveis externamente (no trabalho, com os amigos, com desconhecidos) do que dentro de casa. Acho que isso não significa que o brasileiro não é sociável, mas sim que a sociabilidade pode ser mais bem analisada... Beijo!
Fernando, esse estudo tem dados do tamanho das casas das famílias? Ou ao menos o tamanho dos espaços de uso "social" vs. o tamanho dos espaços de uso íntimo?
Luciano, nos questionarios em si nao consta dimensionamento (seria dificil pedir pras pessoas medirem tudo) mas nos temos uma outra amostragem ate muito maior onde a comparacao de areas eh um dos pontos da analise. Prometo postar sobre isto em breve.
Post a Comment