Monday, May 10, 2010

colombia colombia !!

por todo lado só se fala em Antanas Mockus e a possibilidade dele chegar a presidência da Colombia. O que me faz mais feliz além de derrotar o direitismo de Uribe e cia é que a carreira de Mockus foi feita em cima de praças, transporte e arquitetura. Mockus e Peñalosa em Bogotá e Fajardo em Medellin são três prefeitos que entenderam que cidade se faz com investiemento em espaços públicos. Ajuda muito o fato de que na Colômbia todo grande projeto público deve ser objeto de concurso (alô IAB, esta luta é muito mais importante que sair do CREA). O resultado é uma quantidade enorme de obras de boa qualidade, queda na violência e uma cidade muito muito mais feliz com sí mesma. Isso tem sido divulgado por todo lado e o crescimento de Mockus numa eleição presidencial que parecia ganha pela direita só faz reafirmar esse compromisso com o espaço público.




we start to hear about Antanas Mockus from every side now. He much probablywill be Colombia next president, which makes me much happy not only for pushing the right-wing Uribe out but because his career was built with public squares, public transportation, public architecture. It is worth remembering that his succesful campaign started with the three mayors: himself, Peñalosa and Fajardo (from Medellin). It helps that in Colombia every large public project is subject to architectural competition. The rise of Mockus forces Colombia to change the subject, away from violence and drug wars; towards a commitment with public space.

2 comments:

R.R.Dias said...

Também estou bastante contente pela Colômbia com a virada de Mockus. Espero que ele ganhe e em seu governo continue agindo como alguém do tempo presente, e não como se estivesse nos anos 50.

Creio que o mundo todo ganharia com um exemplo como Bogotá a nível nacional.

Abraço

Anonymous said...

ei nando, passei pelo seu blog e so tenho elogios a fazer, desde o nome ao conteúdo. Quanto a Colombia, tive o prazer de estar lá em abril e fiquei muito bem impressionada. Bogotá, apesar de enorme, nao é uma cidade agressiva. Sua teoria sobre a forma como foi trabalhado o espaço publico no sentido de diminuir a violencia é muito interessante. beijo, com carinho, suzana braga