Monday, April 19, 2010

recall of bad architecture

essa é a idéia interessante de Jay Walljasper que pode ser lida aqui. Se um carro com defeito tem de ser consertado pela fábrica por colocar o passageiro em risco, porque erros de urbanismo ou arquitetura não podem ter o mesmo destino? Paredes cegas rente as ruas, elevados que causam enormes danos às comunidades ou mesmo a carta de atenas devem ser “recalled”. Começou como uma brincadeira de primeiro de abril mas torço para virar coisa séria, tá na hora da arquitetura e do urbanismo calcularem em seus custos os riscos para a saúde e o bem-estar alheios.



this is the great idea explained here by Jay Walljasper. If a car with a bad accelerator pedal needs to be brought back and fixed for potential risk, why not do the same with urbanism or architectural defects? Blind walls, wrong transportation schemes, even the Athens' Charter itself need to be recalled. It all started as a joke for April’s Fools day but why couldn’t it be serious? It is about time that architecture and urbanism factor in its costs the potential damage to everybody else in the city.

6 comments:

Marcelo Caixeta said...

Bastante oportuno, tendo em vista o estrago que as chuvas causaram este ano no Rio, Bahia, e outras localidades em decorrência dos temporais. Um recall da arquitetura irregular. infelizmente estamos longe de valorizar as cidades e as pessoas como valorizamos os automóveis.

Fernando L Lara said...

ja pensou se a moda pega para edificios que causam danos em geral e nao somente para os que desabam?

Max Amaral. said...

putz!
já imaginou um recall para Brasília inteira?

ou para os últimos prédios do Niemeyer (dos últimos 40 anos, pelo menos)?

Fernando L Lara said...

e eu que achava que o Max gostava de Brasilia..... imagino o a sua vontade de recall o Petcovitch e o Bruno.

Max Amaral. said...

Gosto de Brasília, mas tenho a maior birra do "engessamento" de uma cidade tão nova. Há tanto para se trabalhar lá, para se modificar, melhorar, e o povo tratando aquilo como o último biscoitinho do pacote...

E, rapá, eu não gosto de futebol, não, quem são esses aí? rs...
só acompanho os Nuggets, aqui (e eles vão entregar a rapadura de novo esse ano, anota aí)...

Unknown said...

se o povo soubesse o quanto uma casa muda no viver de uma pessoa, estariam deixando os automóveis de lado e fazendo um recall diariamente em sua casas... e na sua cidade.