Sunday, December 7, 2008

ainda Charles Correa




foi um sucesso a estada de Charles Correa em BH.

andar pela Pampulha com Charles e Monika Correa foi um privilégio. As conversas sobre o que Brasil e Índia têm em comum serviram de ponto de partida para muitas discussões arquitetônicas que deixaram encantada a platéia que encheu o auditório da Casa do Baile. Teve até ex-presidente do IAB vindo do Rio especialmente pro evento, o que em deixou especialmente feliz.

e claro a simpatia de Charles e o modo tranqüilo e natural com que ele fala de suas obras me fizeram acreditar um pouquinho mais na possibilidade de melhorar o mundo através da arquitetura.

ficou a promessa de aprofundarmos os laços entre as culturas do “sul” sem a incômoda mediação das instituições do “norte”. Nas palavras de Charles do alto de seus quase 80 anos e 1,90m, políticas passam, os laços culturais ficam.

5 comments:

luciano l. basso said...

ô fernando, fala mais sobre a essa troca de experiências... conta um pouco mais sobre os pontos que pautaram as conversas arquitetônicas... dá esse gostinho pro pessoal que não pode estar aí em BH para assistir...

Anonymous said...

Eu concordo!

L. said...

Humm... pelo jeito vc. é o cara que estava intermediando a palestra, do sapato preto com cadarço vermelho, certo? Meus parabéns pela abordagem. Confesso que eu + meu namorado, ambos do Design de Produto (UEMG), não conhecíamos Charles Correa. Ficamos impressionados, admirados. A linguagem da Arquitetura me interessa, percebo muitos pontos em comum entre ela e o Design de Produto, embora este encontre-se um pouco desvirtuado e apesar de muitos de meus professores estimularem um preconceito com arquitetos que projetam objetos, como mobiliário... Gostaria de ter levantado essa questão na palestra, mas fiquei com receio, ainda mais por ser minoria numa platéia de arquitetos. Parece que há uma certa animosidade entre as áreas... Afinal, como os arquitetos vêem a ação/intervenção deles em projetos de Design de Produto / Industrial Design?
A propósito, muito interessante o Studio Toró, belos projetos.
Luciana Duarte
lucianjung@gmail.com
http://eticat.zip.net

Fernando L Lara said...

oi Luciana,

o cara de cadarço vermelho teria ficado muito feliz com a sua pergunta porque eu não vejo sentido nesta animosidade. Design criação, melhorar o mundo, estamos todos no mesmo barco.
até a próxima,

Fernando

Anonymous said...

ninguém vai comentar que casal lindo eles são?

ok. já comentei.