vamos ver se eu consigo por em palavras um pouco do que foi a passagem de Charles Correia por aqui. Correia tem seu lugar garantido na história da arquitetura porque lá atrás, nos anos 60, provou que tipologias tradicionais com 2 ou 3 pavimentos poderiam garantir a mesma densidade das torres de Corbusier mas com uma qualidade de vida e interatividade muito melhores.
foi basicamente por isso que eu o trouxe a BH. Por achar que a prefeitura esta fazendo tudo certinho nas intervenções nas favelas: cuidando das águas, mantendo a comunidade no lugar, gerando empregos locais..... com a exceção de estar insistindo na tipologia dos predinhos de 3 pavimentos.
Charles mostrou um pouco disso na palestra mas foi no jantar que ele, como bom arquiteto, pegou os guardanapos e começou a mostrar como funciona a coisa.
e pra minha surpresa o homem se revelou um matemático de primeira. Eu nunca tinha visto alguém com uma lógica tão apurada desenhando em guardanapo, normalmente tem-se um ou outro. Ou se desenha ou se calcula.
mas Charles, formado em Michigan (modéstia a parte) e no MIT chuta com as duas nesse caso. E demonstrou, na frente de um Demetri encantado, que a conta que realmente importa é a de área pública por habitante, não o tamanho mínimo das unidades. E seu discurso faz sentido já que nos trópicos podemos usar as áreas públicas o ano inteiro, e é melhor que assim seja. Acostumados com as grades e os muros, as vezes nos esquecemos do fundamental: espaço para interagir.
Charles também mostrou seus projetos recentes em Boston, Toronto e Lisboa, e perguntou muito sobre o Brasil, nosso povo e nossos costumes, sempre traçando paralelos com a cultura indiana.
enfim, foram 48 horas intensas em que as lições de simplicidade e humanidade de Charles e Monika Correa (ela uma artista plástica genial) me encheram de esperança,
esperança na arquitetura.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
3 comments:
pô!!
publica os guardanapos, pelo menos!! rs...
A litte unfair, Fernando. Please do write these stories in English and/or update your English blog as well. Readers of your blogs like me feel a little disadvantaged.
PS: The Brazil Data is close to completion.
ah!… scanner no guardanapo! imagem no blog. sem desculpa…
feliz natal e bom 2009.
Post a Comment