Sunday, April 8, 2007

Indice de comparação de apartamentos

Nosso grupo de pesquisa sobre os “global apartments” (comparação entre soluções habitacionais de varias cidades do mundo) nós acabamos de divulgar uma primeira versão de um índice destinado a tornar possível a comparação entre apartamnetos de diferentes cidades baseado em duas variáveis principais: níveis de integração e relação entre preço e poder de compra.

Para a variável integração nós usamos um cálculo simples de profundidade tomado de empréstimo da Sintaxe Espacial (mean depth) em que quanto mais alto o número (mais profundo) mais o apartamento é segregado; e quanto mais baixo maior a integração. No gráfico aqui publicado, quanto mais a esquerda mais integrado, quanto mais a direita mais segregado. Isso nos dá uma idéia de isolamento e individualismo versus congregação e uso comum dos espaços.

Em termos de “affordability” ou relação entre preço e poder de compra decidimos usar um mais cálculo mais controverso que não leva em conta apenas o custo mas também a renda disponivel. A maioria das pessoas diriam que Tóquio e Londres estão entre as cidades mais caras em termos de habitação, mas se consideramos este custo em relação aos salários medianos em ambos os lugares, não é bem assim. Para poder comparar o custo da habitação em cidades tão dispares quanto Seoul, Moscow e o Rio (cujos apartamentos contemporâneos são extremamente parecidos) dividimos o preço de cada um dos nossos exemplos pela renda media da populacao. Isso nos dá uma idéia de quantos anos uma família media teria que trabalhar para pagar por tal unidade. Há de se notar que usando estes cálculo apartamentos no Rio de Janeiro podem ser comparativamente mais caros que apartamentos em Seoul. Também há de se notar no gráfico que qualquer razão acima do valor 10 significa que a unidade é impagável para uma família de renda media já que por um financiamento de 30 anos tal família gastaria mais de 30% de sua renda mesmo se a taxa de juros for zero. Na realidade, qualquer razão acima de 8 neste índice é “unaffordable” dada uma taxa de juros de baixo risco tipo financiamento imobiliário.

1 comment:

Anonymous said...

intiresno muito, obrigado