Sunday, April 15, 2007

Geopolítica verde

a Revista do New York Times de hoje tem como matéria de capa um artigo de Thomas Friedman sobre sustentabilidade e geopolítica em que ele afirma que a única maneira dos EUA resgatarem seu papel de liderança mundial é abraçarem a causa verde, diminuírem sua dependência de petróleo (vide Venezuela, Iran, Nigéria e o pesadelo iraquiano) e mudarem a forma como constroem e gerenciam suas cidades.
Publico esta pequena nota para iniciar uma conversa aqui nesse blog.
Quais a oportunidades para o Brasil nesse cenário?
Já temos nossa matriz energética fortemente baseada em fontes renováveis, do etanol às hidroelétricas. Falta lidar melhor com a água, recurso abundante mas que pode vir a complicar nosso desenvolvimento futuro seja pela falta seja pela extrema abundância nas enchentes de verão. Prometo escrever mais sobre o tema na medida em que for colocando material novo no site do Studio Toró.
Mas meus caros amigos arquitetos, qual o nosso papel nisso tudo? Qual a função da arquitetura nessa nova ordem mundial do aquecimento e do explosivo mercado “verde” que vem por ai?

1 comment:

Leticia. said...

Como vc sabe, nao sou arquiteta, mas vou opinar. A agua -- ou falta dela -- tem sido tema recorrente. recentemente vi uma campanha da Unicef solicitando grana para doacao de agua potavel a criancas onde essa agua nao existe com facilidade. Era o dia da agua, se nao me engano. Nao seria uma boa ideia tentar armazenar/apropriar/tratar/usar a agua da chuva? E se cada casa tivesse um sisteminha que permitisse isso. Tipo uma caixa d'agua que coletasse, tratasse e armazenasse a agua (claro, sem duplicar o risco do mosquito da dengue). Sao apenas refelxoes de uma nao arquiteta... Sera' que ja' existe esse sistema? Essa ideia?

Beijos!

Le.