Friday, August 29, 2008

certo por linhas tortas


foi de certa maneira uma surpresa a escolha, anunciada hoje, de Sarah Palin como vice na chapa de John McCain. Governadora do Alaska e extremamente conservadora, Palin está longe de ser o meu modelo de mulher no poder (Hillary seria um pouco melhor mas ainda longe do ideal).

mas o fato de a extrema-direita norte-americana ter de engolir uma mulher no commando do país (e mais importante ainda, das forças armadas) já sinaliza uma vitória, ainda que simbólica, da igualdade sobre a tradição machista. Se eleito, McCain será o mais velho norte-americano a assumir ao presidência aos 73 anos e escolha de Sarah Palin nestes termos significa pra mim duas coisas:

1) uma esperteza enorme dos republicanos que fazem qualquer coisa para ganhar eleição

e

2) a confirmação de que para ter alguma chance nesta eleição eles tiveram de se dobrar aos tempos e colocar uma mulher de vice para concorrer com um negro de sobrenome árabe.


por mais conservadora e retrograda que Palin seja, é mulher e mãe, e isso simbolicamente já é alguma coisa.

ou seria mais uma armação eleitoreira de Karl Rove?

ps: domingo dia 31/8, 48 horas foram o bastante para que eu percebesse a extensão da direitisse da dona Palin. Corrigo o que escrevi acima com a seguinte comparação: a indicação dela equivale a nomear um gay homofóbico ou um latino anti-imigração (o que Bush já fez com Albert Gonzales.

Saturday, August 23, 2008

que venha a dúvida

acabei de chegar em Ann Arbor e estas 24 horas vagando por aeroportos e aviões são sempre cheias de dúvidas pra mim. Vale a pena? Porque? Será que é isso mesmo? As meninas não estariam mais feliz num lugar só

e ao chegar me deparo com o excelente texto de Ana Luiza Nobre sobre Joaquim Guedes que saiu no número especial de Arquitextos. Eu escrevi outro dia que Guedes foi quem melhor se esquivou da síndrome do gênio criador, havia algo nele que evitava o exagero gestual do desenho que é tão presente (e tão nocivo) na arquitetura brasileira da segunda metade do século XX.

Ana Luiza Nobre matou a charada: é a dúvida. A dúvida que devia sempre estar presente mas que tantas vezes se deixa dominar pelo ego, tornando o processo de criação arquitetônica auto-centrado, quase autista. Afinal, entre milhares de soluções possíveis para cada problema arquitetônico, porque seguir esta e não aquela?

a genialidade de Guedes estava em cultivar a dúvida. Perguntar melhor para responder melhor.

e diante de tanta dúvida, a gente só espera estar fazendo as perguntas certas. Ou seria esta mais uma dúvida importante pra se cultivar?

Wednesday, August 13, 2008

pamphlets


hoje foi dia de faxina profunda aqui na rua Timbiras. Retiramos centenas de livros das estantes, enchemos vários panos de chão com a sujeira das prateleiras e recolocamos tudo de volta menos quatro sacos de lixo grandes.

apesar do corpo exausto e dos espirros a tarde toda, foi um ótimo exercício. Descobrir livros antigos perdidos na estante é como folhear um álbum de fotografias, tantas as imagens e as lembranças que voltam a mente.

no meio de tantos um em especial chamou a minha atenção. A coleção dos 10 primeiros Pamphlets reeditados pela Princeton Architectural Press em 1998.

os PAMPHLETS foram exatamente o que o nome diz, panfletos de arquitetura, de poucas páginas, edições pequenas e baratas que Steven Holl e William Stout lançaram esporadicamente a partir de 1978.

mas o que prendeu meu olhar mesmo foi o paralelo com a Revista Pampulha, editada exatamente na mesma época aqui em BH. As mesmas investigações formais, a mesma vontade de publicar, o mesmo improviso genial que acaba catalizando todo um movimento.

fica aí minha sugestão para Sylvio e Gabi, uma reedição comemorativa dos 30m anos de Pampulha juntando todas os números da revista. Que tal?

Thursday, August 7, 2008

que o detalhe nunca seja anônimo





hoje este blog volta ao doloroso papel de obituário para homenagear Miltom Ramos que faleceu esta semana em Brasília. Arquiteto muito pouco conhecido apesar de ter projetado aquele que eu considero o mais bonito aeroporto do Brasil, o de Confins aqui em Belo Horizonte.

arejado, generoso e impecavelmente detalhado em concreto que continua lindo depois de 25 anos


Miltom Ramos foi ainda o responsável pelo detalhamento do Itamaraty e de vários outros projetos de Oscar Niemeyer em Brasília.

ah como anda fazendo falta alguém na equipe do genial centenário alguém que soubesse detalhar como Miltom Ramos.

Wednesday, August 6, 2008

parabéns Carsalade

ontem foi dia de festa na UFMG com a posse de Flávio Carsalade na diretoria. Carsalade é sem dúvida o mais preparado dos arquitetos para o exercício da liderança, tendo sido presidente do IAB, do IEPHA e prefeito regional da Pampulha. Isso tudo sem deixar de projetar ou de escrever. Ano passado além de um livrinho saboroso sobre a Pampulha Carsalade ainda arrematou mais de 700 páginas de sua tese de doutorado na UFBA. A escola de arquitetura da UFMG está seguramente em boas mãos.

mas na conversa em meio a festa ouví de uma pessoa querida a seguinte pérola: "quem ainda não entrou numa 'federal' tem de publicar muito mesmo, nós
aqui de dentro não temos esta urgência não".

não sei se a pessoa nunca ouviu falar da avaliação da capes, ou acha que publicação é só pra encher relatório, ou incorpora a mentalidade acomodada de funcionário público, ou acredita mesmo que o cargo numa instituição federal de ensino superior lhe dá o privilégio de disseminar o conhecimento sem precisar se esforçar para publicar.

de qualquer forma, Flávio Carsalade tem pela frente desafios bem a altura de suas capacidades.

Saturday, August 2, 2008

convite


aproveito o blog para convidar a todos para a

abertura da exposição 365 dias comuns, na próxima segunda-feira 4 de agosto, as 19 horas no cozinha de minas, rua gonçalves dias 45, belo horizonte, mg


365 dias comuns

arte inspirada na vida cotidiana


durante o ano de 2007 quase 100 pessoas participaram do projeto 365 regular days, escolhendo pela internet um dia do ano e escrevendo algumas linhas sobre a sua rotina. Para cada uma delas foi pintada uma aquarela e esta exposição reúne uma seleção destas.

ver www.365regulardays.com e também www.365specialdays.com