Tuesday, August 28, 2007

flores no asfalto




amanhã começa minha despedida desta temporada brasileira em 2007.
o último evento é uma palestra para os alunos do João Diniz na FUMEC em BH.


antes disso dei um curso na UFRN em Natal, uma palestra na UNICAP em Recife e a aula inaugural da UNA em BH.


mas o maior sucesso destes dois meses foram os workshops sobre a questão das águas urbanas em escolas e creches, e a campanha da embalagem de pão (ver post abaixo) que chegará nas padarias em poucas semanas.


sobre os workshops, o desenho acima, feito por uma criança com deficiência auditiva da Escola Estadual Francisco Sales ilustra bem o que significa o processo de educação ambiental urbana: é como se estivéssemos semeando flores no asfalto.


apesar das dificuldades, a colheita já se avista no horizonte. De volta a Michigan vou batalhar para conseguir recursos e ampliar as ações no ano que vem. O objetivo é treinar um grupo de arquitetos para que possamos multiplicar as ações junto as escolas, que, se tudo der certo, passarão a ter apoio financeiro.


o primeiro destes workshops ocorrerá ainda este ano no Equador. Depois Guatemala e ano que vem de volta ao Brasil com forca total.


a energia das crianças nos ajuda a continuar semeando flores no asfalto.

Wednesday, August 22, 2007

breve numa padaria perto de você



como anunciei a algumas semanas atrás, a designer Rita Miranda da Casa Sol montou uma embalagem de pão com o tema da conservação de água e permeabilidade do solo que é o foco do nosso Studio Toró. Segue abaixo o texto integral uma vez que é difícil ler na foto acima.


dentre os vários tipos de problemas ambientais que enfrentamos na atualidade , a questão da água chama a atenção pelo que ela tem de vital e alarmante.

elemento fundamental de toda a cadeia biológica da vida, as reservas de água sofrem com todo tipo de poluição mas o que mais assusta os cientistas é a possibilidade de não termos água potável para todos os habitantes do planeta no futuro devido à mudanças climáticas associadas a exaustão das reservas naturais.

as grandes cidades brasileiras já estão há muito tempo sofrendo da falta e do excesso de chuvas. Quando chove pouco os reservatórios não conseguem atender à demanda que se divide entre agricultura, industria e consumo residencial. Quando chove muito, a cidade sofre com enchentes que causam perdas materiais e, mais importante, de vidas humanas.

tratar bem da água é uma tarefa de todos nós e o resultado será uma cidade mais sustentável e mais agradável para todos.

você sabia que:

na maior parte do sudeste do Brasil as chuvas giram em torno de 1500mm e estão concentradas nos meses de verão (novembro a março). Isso faz com que o excesso de chuva do verão cause problemas assim como a falta de chuvas no inverno.

o volume de chuva que cai em um lote normal (360m2) é o dobro do consumo médio de uma família de 5 pessoas. Em tese, o recolhimento de água apenas no telhado seria suficiente para todo o uso não-humano (regar plantas, lavar carro, dar descarga), reduzindo sua conta de água em até 65%.

se este mesmo lote estiver totalmente cimentado ou pavimentado, todo esse volume (cerca de meio milhão de litros de água por ano) vai muito rapidamente para os rios e córregos correndo pela tubulação ou por cima das ruas asfaltadas.

a infiltração de água no solo é essencial para reduzir o problema das enchentes. alem disto, a infiltração de água no solo aumenta a evaporação, absorvendo parte do calor que deixa as cidades mais quentes que as áreas rurais. Arbustos e arvores também precisam que a água se infiltre no solo e contribuem com sua sombra para uma temperatura mais amena.

um jardim de apenas 6 x 6 metros é suficiente para absorver e devolver ao solo a chuva que cai sobre uma casa inteira, em 90% dos casos (menos de 10mm em 2 horas)

o uso de pavimentos permeáveis (que permitem a passagem de água) em ruas de pouco movimento e praças publicas pode também contribuir enormemente para devolver a saúde ao subsolo, amenizar as temperaturas e reduzir as enchentes urbanas.

já existem e estão disponíveis a preços competitivos diversos sistemas de captação de água e pavimentação permeável.

faça a sua parte, cuide bem da água.

para mais informações: www.studiotoro.org

gota a gota vamos construindo uma cidade mais saudável para todos.

Saturday, August 18, 2007

obituário modernista



de passagem por Recife, ganhei de presente de Luiz Amorim o recém lançado: Obituário Arquitetônico – Pernambuco Modernista.

uma pérola !!!

no livrinho, pequeno no formato mas enorme no conteúdo, o autor nos apresenta o resultado de anos documentando a morte de belíssimos edifícios modernos em Pernambuco. No texto, saboroso como sempre foi a escrita de Amorim, as mortes são explicadas e comentadas, divididas em mortes prematuras (esqueletos estruturais abandonados, mortes por vaidade (reformas descaracterizantes), mortes por parasitas e mortes por abandono.

ah, as fotos acima, são da usina higienizadora do leite, de Luis Nunes, 1934

Monday, August 13, 2007

a vingança da natureza

toda vez que visito a região de Salvador me assombro com a força da natureza. É como se a arquitetura não tivesse a menor chance numa luta, vamos dizer assim, mão a mão com a natureza e só sobrevivesse porque nós insistimos em podar, pavimentar, pintar e rejuntar, tornando desigual a luta entre as espécies vegetais e o ambiente construído.

pensei nisso também em Natal na semana passada quando os efeitos do sol, do vento e da salinidade saltavam aos meus olhos a cada instante.

será que não podemos construir de uma maneira mais evoluída de forma que:

1. usando melhor da pesquisa que já existe e do que ainda precisa ser feito diminuíssemos os gastos com manutenção usando materiais adequados de forma correta e

2. desenvolvêssemos uma forma de não apenas conviver mas também explorar a força exuberante da nossa natureza tropical, sem cair no rústico-fútil tão usado em pousadas e restaurantes que além de feio é também totalmente insustentável pelo exagero ao usar toras (20 cm de diâmetro) para fazer o que um caibro (4x7cm) dá conta.

Wednesday, August 1, 2007

rumo a natal

antes de viajar a Natal para meu curso na UFRN na semana que vem (ver noticia em Vitruvius), deixo aqui uma dica de blog pra quem quer conhecer melhor a arquitetura de BH. Marcelo Santiago, do escritorio Horizontes, parceiro de longa data, esta colocando online centenas de edificios que vale a pena conhecer em BH, organizados por autor, bairro, data, programa e etc...

vale a pena conferir aqui